Apresentações de estudantes marcam programação do Ichca no Caic

Atrações serão nos dias 28 e 29 de novembro no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Por Deriky Pereira – jornalista
27/11/2023 14h50 - Atualizado em 27/11/2023 às 15h03

O Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) terá variada programação durante o 33º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic). Na terça (28) e na quarta (29), o prédio do instituto, no Campus A.C. Simões, em Maceió, contará com apresentações de trabalhos de temas dos mais variados e palestras sobre Ética na Pesquisa e Pesquisa e Iniciação Científica. Inscrições no site

A programação do Ichca terá início na terça (28), a partir das 14h, com palestra sobre Pesquisa e Iniciação Científica, ministrada pela coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Magna Suzana. Na sequência, a partir das 17h, começam as apresentações de trabalhos que foram divididas em áreas temáticas: artes, filosofia, história e comunicação.

A primeira, na área de Artes, a partir das 17h, terá trabalhos sobre Reflexões Teóricas e Metodológicas do Teatro do Oprimido na comunidade LGBTQIA+, o Mercado da Arte e os Limites do Produto e a biografia de Augusto Boal; na área da Filosofia, a partir das 19h, serão trabalhos sobre a sociedade burguesa no drama social de Henry Ibsen, Exercícios de Pensamento como Possível Fonte de Conhecimento, a crítica à sociedade burguesa no Teatro do Oprimido de Augusto Boal e outros.

Já na quarta (29), o eixo de História terá início às 14h com trabalhos sobre Famílias, Políticos, Elite Econômica e Escravizados em Alagoas, A Proibição dos Batuques nos Códigos de Posturas Municipais na Província de Alagoas, a Lei de Cotas na Ufal e outros; já a área de Comunicação, a partir das 15h30 terá trabalhos sobre mapeamento de competências transmídia, circulação dos discursos sobre a prevenção da covid-19, inércia climática no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube e muito mais.

Ao final, a partir das 18h, será a vez da palestra de encerramento, com o tema Ética em Pesquisa: Resolução CNS nº 510/2016, ministrada pela professora Nelma Camelo, do curso de Biblioteconomia e membro do Comitê de Pesquisa do Ichca. Vale reforçar que ouvintes que se inscreverem para acompanhar o evento terão direito a certificado de participação com oito horas.

Acompanhe outros detalhes da programação aqui.