5º Seminário de Monitoria da Ufal começa nesta segunda-feira

Palestra de abertura discute a inteligência artificial na educação
Por Jacqueline Freire - jornalista
23/11/2023 14h37 - Atualizado em 28/11/2023 às 12h12

Começa nesta segunda-feira, 27 de novembro, e segue até o dia 29, a quinta edição do Seminário Institucional de Monitoria da Universidade Federal de Alagoas (SIM/Ufal). O evento acontece de forma virtual com a apresentação de  mais de 200 trabalhos, das diversas áreas de conhecimento, e a participação de todos os campi da universidade.

A cerimônia de abertura será às 13h30 com a palestra “Inteligência Artificial da Educação: possibilidades e cuidados”, que será ministrada pelo professor Leonardo Brandão (Ufal) e mediada pela professora Roberta Costa (Ufal).

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o 5º SIM comemora os mais de 37 anos de monitoria da Universidade. “Os trabalhos estão incríveis e relatam as práticas e experiências dos monitores na formação acadêmica e iniciação à docência, metodologias adotadas que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes assistidos, e objetos pesquisados durante a prática de monitoria relacionados a educação, sala de aula e interação professor-estudante”, afirma Cristina Barros, da Prograd.

O SIM Ufal tem como objetivo principal socializar as atividades acadêmicas realizadas pelos estudantes de graduação que atuam como monitores no Programa de Monitoria, além de proporcionar a integração entre a comunidade universitária da Ufal, através da troca de experiências entre estudantes, professores, técnicos-administrativos, e a sociedade de um modo geral.

Todos os trabalhos aprovados e apresentados terão o resumo publicado nos Anais do evento. Os Trabalhos mais bem avaliados serão contemplados com Excelência Acadêmica e poderão escrever um artigo para o E-book da Monitoria.

Para conhecer mais sobre o Programa de Monitoria da Ufal e suas principais ações, além dos Anais das edições anteriores do SIM Ufal e os e-books, acesse o site.

Inscrições de ouvintes no site.