20ª edição da Semana de Economia vai celebrar 15 anos do mestrado nessa área

Evento será realizado na Ufal, de 27 a 29 de novembro, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e as isnscrições ainda estão abertas
Por Deriky Pereira – jornalista
24/11/2023 11h15

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE), em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET-Economia) e o Centro Acadêmico (Caeco), realiza a 20ª Semana de Economia. O evento ocorre de 27 a 29 de novembro com programação variada e distribuída entre o auditório da Reitoria e o prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Para se inscrever clique aqui.

A abertura será na próxima segunda (27), às 19h, e celebrará os 15 anos do mestrado em Economia. Na ocasião, estarão presentes o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e professor da Feac, Fábio Guedes, a vice-diretora da Feac, Camila Hermida, do coordenador do mestrado, Anderson Aristides, da vice-coordenadora do curso de Economia, Ana Milani, e do tutor do PET-Economia, Keuller Hissa.

A partir das 20h, haverá a palestra Censo Demográfico 2022 em Alagoas: qualidade técnica, ministrada pelo superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Alagoas, com Alcides Tenório e mediada pelo professor Anderson Aristides. Ambas as atividades serão realizadas no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

“O evento é destinado à comunidade acadêmica e interessados em economia e sociedade, promovendo discussões contemporâneas e a abordagem multidisciplinar através de palestras, roda de conversa e minicursos com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado, troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos participantes”, explicaram os organizadores da Semana de Economia.

Minicursos

O evento contará ainda com minicursos de temas variados, tais como: Como ler os clássicos? História da Economia e Realismo Fantástico, com Roberto Simiqueli, que acontece na terça (28), das 14h às 18h, na sala 204 da Feac; e Cálculo Aplicado à Matemática Financeira e à Perícia Bancária, com Rafael Lucena, do Instituto de Matemática (IM), que ocorrerá na terça (28) e na quarta (29), das 14h às 17h.

O professor Anderson Gomes, da Unidade de Santana do Ipanema, vai conduzir o minicurso sobre Leitura e Fichamento para escrita Científica; já o docente Elder Maia, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), abordará do tema Economia criativa: possibilidades, desafios e oportunidades. Ambos os minicursos serão realizados na quarta-feira (29), das 14h às 17h.

Outras atrações

A 20ª edição da Semana de Economia contará ainda com a palestra Alagoas em Dados: uso da informação para política pública, a ser ministrada por Robson Brandão e Juliana Carla, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Essa atividade será realizada na terça-feira (28), das 19h às 20h, no auditório da Reitoria.

No dia 29, das 19h às 21h30, haveráa uma roda de conversa entre as secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento, onde Karine Silva (Seplag), Arcenor Gomes e Monique Assia (ambos da Sefaz) falarão sobre a Economia do Setor Público. Será no auditório da Reitoria.

Acompanhe mais detalhes do evento no Instagram.