Ufal conquista dois prêmios em Congresso de Ciências do Esporte

Foram mais de mil trabalhos apresentados e 37 prêmios distribuídos
Por Ascom Ufal
20/10/2023 14h39 - Atualizado em 20/10/2023 às 15h28

A Universidade Federal de Alagoas recebeu dois prêmios científicos por trabalhos desenvolvidos no Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), com o grupo de estudos Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais, coordenado pelo professor Silvan Menezes dos Santos. A premiação aconteceu no 23º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e 10º Congresso Internacional de Ciências do Esporte.

Segundo o professor, o evento contou com mais de mil trabalhos apresentados e distribuiu 37 prêmios em diferentes categorias e Grupos Temáticos. Foram premiados os estudantes Gabriel Batista, Pamella Amorim, Keyla Stefanny e Luan Mendonça, com o tema: “As mutações tecnoculturais do esporte daqui 100 anos”; e Lucas Santos e Rebeca Santos, com o tema: “O capacitismo midiático paraolímpico: análises preliminares de uma experimentação radiofônica”, afirma Silvan.

Lucas e Rebeca trabalharam em parceria no Programa de Iniciação Científica da Ufal. “Lucas participou do ciclo 2022-2023 de forma voluntária, sem bolsa, e o concluiu com êxito. Inclusive o plano de trabalho dele foi renovado, agora com bolsa do CNPq, para o ciclo 2023-2024. A colega Rebeca foi bolsista do Pibic no ciclo que passou e colaborou sobremaneira no trabalho dele”, comenta o professor. Eles receberam o Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais no GTT Comunicação e Mídia, na categoria Resumo Expandido (Pôster).

Já o trabalho o futuro das mutações tecnoculturais do esporte foi apresentado pela estudante Pamella Amorim e recebeu o Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais na Sala de Imagem, categoria Inventos-visuais. “É um trabalho de criação imagética de inventos-visuais, os quais desenvolveram na disciplina de Técnicas de Informática e de Comunicação da licenciatura em Educação Física, ainda no primeiro semestre do curso, realizado em 2022.2”, explica o professor.

O evento aconteceu em setembro, em Fortaleza, no Ceará. Veja mais aqui.