Ufal busca parceria com foco na concessão de bolsas para permanência estudantil

Reitor Josealdo Tonholo se reuniu com representantes do Banco Santander, nesta quinta (26), para articular parcerias
Por Ascom Ufal
26/10/2023 16h48
Pâmela de Vasconcelos, Monick Carvalho e Ranúsia Belo, Banco Santander, ouviram demandas de parcerias dos gestores da Ufal

A limitação orçamentária na área da assistência estudantil vem mobilizando a gestão central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em busca de alternativas para garantir a permanência na instituição de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Na manhã desta quinta-feira (26), o reitor Josealdo Tonholo se reuniu com Pâmella de Vasconcelos, Ranúsia Belo e Monick Carvalho, representantes do banco Santander situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, para consultar a viabilidade de concessão de bolsas estudantis a partir dos programas de responsabilidade social e de ações afirmativas da instituição bancária.

“Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são o nosso foco. Temos uma história de anos de parceria frutífera com o Santander, por meio de bolsas para intercâmbio de alunos para universidades estrangeiras, e estamos nessa articulação a fim de conquistar bolsas para os nossos discentes”, explicou Tonholo. E acrescentou: “Nosso objetivo é encontrar outros meios para manter os estudantes na Ufal diante do orçamento modesto para a assistência estudantil”.

Pâmella de Vasconcelos falou sobre o interesse da instituição em estabelecer parcerias. “Estamos aqui para ouvir e entender o que podemos fazer de diferente”, afirmou.

Os pró-reitores Estudantil (Proest),  Alexandre Lima; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington da Silva Pereira; de Extensão (Proex), Cézar Nonato; de Gestão Institucional (Proginst), Jarman Aderico , além de representes da Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-graduação (Propep) também estiveram presentes.

“Há uma grande demanda reprimida e, a cada ano, a lista de estudantes que precisam ter acesso à assistência só cresce. Por isso, estamos buscando alternativas”, reforçou Alexandre Lima.

Programa de Auxílios Financeiros já ofertados pela Ufal

A Pró-reitoria Estudantil disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da Ufal. Os programas de Assistência Estudantil visam atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a finalidade de respaldar sua permanência na Universidade e incentivar a participação em atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.

Bolsa Pró-Graduando, auxílios alimentação, moradia e creche são as modalidades de bolsas e auxílios concedidas pela Proest Ufal.

Para saber mais, acesse a página da Assistência Estudantil