Ufal abre inscrições para o curso de mestrado em Meteorologia

Candidatos podem se inscrever até o dia 9 de novembro para uma das 19 vagas ofertadas
Por Deriky Pereira – jornalista
20/10/2023 12h13

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas, até o dia 9 de novembro, as inscrições para a turma 2024.1 do curso de mestrado em Meteorologia. Os interessados em participar devem ficar atentos: todo o processo será feito de maneira on-line por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) por meio deste endereço eletrônico.

Conforme edital, serão ofertadas 19 vagas que estão vinculadas à área de concentração Processos de Superfície Terrestre e suas linhas de pesquisa: Análise e Previsão de Tempo e Clima, Interação Oceano-Atmosfera, Micrometeorologia e Agrometeorologia e Sensoriamento Remoto e Hidrometeorologia. Do total de vagas, 7 são ofertadas como vagas gerais e as outras 12 serão para o sistema de reserva.

Requisitos para se inscrever

Ainda segundo o edital, podem se inscrever candidatos portadores de diploma de graduação nos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnológico, emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), nas seguintes áreas: Meteorologia e áreas afins (Física, Matemática, Química, Ciências da Computação, Engenharias, Oceanografia, Ciências Náuticas, Agronomia e Geografia).

Além disso, candidatos com previsão de conclusão do curso de graduação em Meteorologia, com colação de grau, até a data da matrícula, também podem participar do processo seletivo, apresentando, porém, uma declaração assinada pela coordenação. Sem a devida comprovação, a matrícula será recusada no ato da inscrição.

A lista completa com os documentos necessários para se inscrever pode ser vista no item 8 do edital disponível aqui ou no arquivo ao final desta página. Vale reforçar que em nenhum caso serão aceitos documentos impressos e a ausência de algum arquivo solicitado ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição.

O resultado final está previsto para o dia 1º de dezembro. Outras informações podem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico: ppgmet@icat.ufal.br.