Tese do Campus do Sertão recebe menção honrosa da SBF

Trabalho do professor Marcelo Amanajás Pires já havia sido premiado como melhor tese do CBPF
Por Izadora Garcia - relações públicas
16/10/2023 09h35 - Atualizado em 16/10/2023 às 18h43
Professor Marcelo Amanajás Pires

Professor Marcelo Amanajás Pires

A dedicação à tese de doutorado rendeu bons frutos a Marcelo Amanajás Pires, professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lotado no Campus do Sertão. O trabalho, intitulado Phenomenological characterization of biological compex systems [Caracterização fenomenológica de sistemas complexos biológicos, em português], que já havia sido premiado como melhor tese do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), recebeu uma menção honrosa do Prêmio José Leite Lopes 2023. 

A indicação para a competição Nacional no ciclo de 2023 ocorreu por meio do orientador da tese, o professor Sílvio Duarte Queirós, do CBPF. “Eu já havia ganho o prêmio de melhor tese de doutorado do CBPF no ciclo 2021-2022, então meu orientador à época decidiu fazer a indicação ao prêmio José Leite Lopes”, explicou Marcelo.  

Para o docente, o recebimento do prêmio se configura como uma conquista pessoal, mas também institucional. “Recebi a notícia da menção honrosa da Sociedade Brasileira de Física com imensa alegria, pois trata-se de uma distinção que é fruto de muita dedicação no decorrer de vários anos. No atual momento, como professor da Ufal, essa honraria adquire um significado especial pois contribui para colocar nossa instituição em um cenário de destaque nacional”, avaliou.  

No trabalho, o docente empregou metodologias da física estatística e computacional para demonstrar a existência de fenômenos não-triviais em sistemas complexos biológicos, além de elucidar mecanismos geradores de fenômenos emergentes que ainda não estavam totalmente esclarecidos.  

Os sistemas complexos são aqueles que apresentam um funcionamento no qual a relação entre as partes é muito dependente e, por isso, gera muitas variáveis. Sendo assim, existe uma maior dificuldade em criar modelos e previsões a partir de um enfoque reducionista que tente entender os elementos constituintes de maneira isolada. Essa propriedade, conhecida como emergência, é essencial para que um sistema seja considerado complexo: quando muitos elementos se juntam em um todo maior, esse todo apresenta uma certa imprevisibilidade. 

Os sistemas complexos estão presentes em campos diversos como a química, a biologia, a geologia, a sociologia e a bibliometria. Na tese, Marcelo aplicou as metodologias da física para abordar esses sistemas nas áreas da ecologia e da epidemiologia, evidenciando cinco problemas que envolvem questões como competição entre espécies, dinâmicas espaciais, políticas de distanciamento social e as inter-relações entre opinião- vacinação-epidemias.  

A notícia sobre a menção honrosa deixou os colegas do docente cheios de orgulho. Para Flávia Jorge, diretora acadêmica do Campus do Sertão, a homenagem demonstra o comprometimento com a pesquisa e a qualidade do ensino ofertada aos estudantes.  

Prêmio José Leite Lopes 

O prêmio José Leite Lopes, criado em 1997, é dedicado às melhores teses de doutorado nas diferentes áreas da Física e tem o objetivo de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional. As teses premiadas são avaliadas pelos resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades. No total, são 12 categorias, correspondentes às 12 Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física. Além dos Prêmios, a SBF também atribui Menções Honrosas para trabalhos em nível de excelência.  

Clique aqui e acesse a tese na íntegra