Plantio de mudas do semiárido encerra calourada em Arapiraca

Atividade contou com a participação de calouros e veteranos
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/01/2023 15h31 - Atualizado em 27/01/2023 às 18h29

Nesta sexta-feira, 27 de janeiro, para encerrar as atividades da calourada no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi realizado o plantio de três mudas nativas do semiárido: umbuzeiro, juazeiro e umburana de cheiro. O plantio foi feito para simbolizar a necessidade da preservação ambiental e cuidar do planeta Terra, e aconteceu por trás do Restaurante Universitário.

De acordo com o professor Cícero Vieira, coordenador do curso de Agronomia em Arapiraca, a ação dá ênfase à importância de todos cuidarem e preservarem o planeta Terra e a necessidade de uma produção sustentável. “Temos somente uma terra, se não cuidarmos dela hoje, amanhã não teremos outra para viver diante as agressões humanas”, afirma.

“O plantio aconteceu em clima de contemplação, onde cada muda plantada recebia uma salva de palmas de todos os presentes”, conta o professor. Ele explica que o foco da calourada foi trabalhar a Agricultura Familiar, Agroecologia e a Cooperação. “Tivemos o apoio de três cooperativas daqui da região agreste, a Cooperativa de Produção Agropecuaria da Reforma Agrária do Agreste; a Cooperativa Cheiro da Terra e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal)”.

Sobre o trabalho das cooperativas, o professor Cícero destaca: “Elas são o melhor instrumento para a organização da produção da sociedade, que de forma coletiva pode produzir alimentos mais baratos sem a intermediação de atravessadores. A cooperativa Cooperal tem convênio com o Restaurante Universitário do Campus Arapiraca fornecendo alimentos para a comunidade acadêmica”.

Na quarta-feira (25) cerca de 50 estudantes participaram de uma palestra sobre uso, manejo e ocupação do solo para uma agricultura sustentável e os desafios do engenheiro agrônomo, com o professor Fabiano Prates, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Saiba mais sobre as ações do curso de Agronomia em Arapiraca aqui. O curso de Agronomia é coordenado pelo professor Cicero Adriano Vieira dos Santos e o vice-coodenador é o professor Valdevan Rosendo.