Ufal abre inscrições para cadastramento socioeconômico

Medida é requisito para inserção nos programas de assistência estudantil da Ufal
Por Ascom Ufal
02/09/2022 09h46 - Atualizado em 02/09/2022 às 15h24

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu edital para que os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e matriculados em cursos de graduação presenciais realizem o cadastramento socioeconômico do semestre letivo 2022.1.

A medida é requisito para inserção nos programas de assistência estudantil, como: auxílios financeiros; concessão de gratuidade no Restaurante Universitário (RU); vagas na Residência Universitária Alagoana (RUA); e emissão de declaração de prioridade para bolsas que considerem o critério socioeconômico.

Para fazer o cadastramento, basta acessar o site e responder às 25 perguntas do questionário, anexando ao final os arquivos PDF com toda a documentação comprobatória. As inscrições vão até as 17h do dia 12 de setembro.

Serão considerados, entre os indicadores para a avaliação de perfis e níveis de avaliação socioeconômica: a renda per capita familiar; a procedência escolar; composição familiar; identidade de gênero e orientação sexual; contexto sociofamiliar de violência, rompimento e/ou fragilização de vínculos; condições de trabalho do grupo familiar e do próprio estudante; situação de moradia do estudante ou da família; impacto de doenças graves na organização familiar; condição de gestante; participação em programas de transferência de renda governamentais; situação de estudante ou membro da família com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento; condição étnico-racial (preto, pardo, indígena, quilombola) e de refugiado, ou egresso do sistema prisional; condições de mobilidade e/ou situações agravantes de transporte e deslocamento.

Nesta sexta (2), a Proest e os núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) realizam live para apresentação do edital e tira dúvidas. A live será no canal da Proest no Youtube a partir das 14h.

Confira o edital completo aqui junto com a lista de documentos comprobatórios.