Minicurso prático de taxidermia acontece em Penedo no dia 25 de agosto

Atividade prática trata da técnica de empalhamento
Por Ascom Ufal
19/08/2022 11h46 - Atualizado em 22/08/2022 às 14h53

Acontece na próxima quinta-feira, 25 de agosto, um minicurso prático de taxidermia. A técnica, conhecida popularmente como empalhamento, trata da preservação da pele de animais, de tal maneira que o resultado seja uma peça devidamente preparada, mantendo-se as características de comportamento, expressão e conformidade do animal.

O minicurso será ministrado na Unidade Penedo das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas diretamente no link. Durante a atividade é obrigatório o uso de máscara, calça, calçado fechado e jaleco. A ideia é dar aos participantes a oportunidade de entrar em contato com os fundamentos teóricos e práticos das técnicas de taxidermia de peixes, onde ao final cada dupla deverá ser capaz de empalhar um peixe com aparência vivida e realista.

O curso será dividido em dois momentos: o primeiro será uma introdução teórica, onde serão abordados aspectos históricos, tipos de matérias e técnicas a serem aplicadas. Em seguida, haverá um momento prático, onde a turma será dividida em duplas. Cada uma delas receberá gratuitamente o material necessário para desenvolver de forma prática as técnicas explicitadas na parte teórica, que envolvem o descarne, fixação dos tecidos, enchimento, costura, envernização e detalhamento artístico.