Discentes de Serviço Social fazem campanha voltada a alunos da EJA

Foco do projeto é o público da EJA, mas as capacitações são gratuitas e podem ser feitas por quem tiver interesse
Por Jacqueline Freire – jornalista
30/06/2022 17h20 - Atualizado em 05/07/2022 às 13h29
Primeira reunião da equipe de serviço Social da Ufal com a psicóloga e a assistente social da Escola Corintho da Paz

Uma iniciativa dos estudantes de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas tem auxiliado os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Corintho da Paz, de Maceió, a encontrarem e participarem de cursos de capacitação. A ideia surgiu a partir da demanda da escola e durante as atividades do projeto de extensão Vida Profissional na Pandemia Persistente: Diálogos sobre metodologias de ensino-aprendizagem, ferramentas digitais e saúde mental de professores em duas Escolas Públicas, quando o grupo da Ufal fez o mapeamento de cursos de formação com foco nas necessidades mapeadas com estudantes EJA do bairro Cidade Universitária, com quem trabalha desde 2019, acompanhando turmas no turno da noite.

Trabalhando o tema Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais: Diálogos profissionalizantes com alunos e equipe escolar, o grupo da Ufal, formado por estudantes do 2º e 3º períodos noturnos, utilizou o perfil da Faculdade de Serviço Social no Instagram para divulgar cursos gratuitos, com intuito de incentivar alunos da EJA a buscarem uma profissionalização. A equipe é formada por Kássia Regina Pereira, Alesson dos Santos, Maria das graças Otávio, Samara Maysa da Silva, Michelle Barbosa, Ana Mayara dos Santos e Bruna Victória dos Santos e coordenada pela professora Telma Sasso, na disciplina ACE 1 - Projeto de Extensão em Serviço Social.

“O público-alvo do projeto são os alunos da EJA, mas os cursos podem ser utilizados por qualquer pessoa que tenha interesse em fazê-los, e nossa intenção é alcançar a comunidade maceioense”, afirmou a estudante Kássia Pereira. Segundo ela, a experiência no projeto foi muito empolgante, além de ser sua primeira vivência com questões sociais. “Durante esses meses participando do Projeto de Extensão (ACE), tendo as minhas próprias dificuldades por morar no interior, passando duas horas dentro do ônibus até chegar à Ufal, mas apesar das adversidades tem valido muito a pena, porque ajudar esses alunos a buscarem uma profissionalização pós estudos (ou mesmo durante) têm sido gratificante e só tenho mais certeza que estou no caminho certo para seguir meu futuro como profissional em Serviço Social’, disse.

“Nosso papel como equipe de ACE foi trabalhar com a gestão da informação acerca dessa necessidade da Escola Corintho da Paz, no intuito de mostrar a importância de ter uma profissionalização”, completou Kássia Pereira. Os estudantes da equipe pesquisaram cursos gratuitos e, para que pudessem fazer a divulgação de forma adequada e criativa, criaram os cards e legendas com todas as informações necessárias para a pessoa fazer sua matrícula em qualquer um dos cursos. “Essa é apenas uma parte inicial do que começamos, ou seja, após a divulgação desses cards é que teremos as dimensões necessárias, mas estamos confiantes que muitos utilizarão as informações contidas nos cards”, comemorou.

Maria das Graças, estudante do segundo período de Serviço Social, conta que o projeto tem sido uma experiência bastante interessante, pois, por meio dele, ela pôde conhecer várias questões que trabalhará futuramente. “Temos a oportunidade de estar um contato com as diversas ações que um profissional do serviço social desenvolve. Por meio desse projeto venho ganhando muito conhecimento, seja pelas aulas, pelos materiais didáticos, pelo desenvolvimento das atividades e, principalmente, na questão de trabalhar em equipe. Tudo isso reflete muito positivamente na minha formação”, afirmou.