Programa Esporte na Ufal oferece mais de 1,6 mil vagas para estudantes

Seleção é feita por ordem de inscrição; 23 modalidades são disponibilizadas no Campus A.C. Simões
Por Manuella Soares - jornalista
26/05/2022 13h23 - Atualizado em 26/05/2022 às 13h32

Daqui a poucos dias os campi da Ufal estarão movimentados de novo com uma turma que adora esporte! A espera acabou e a Pró-reitoria Estudantil abriu as inscrições para o Programa Esporte na Ufal, com oferta de mais de 1,6 mil vagas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação.

O edital de abertura disponibiliza 1.527 vagas em 23 modalidades no Campus A.C Simões; 50 vagas para natação em Arapiraca e 32 para as turmas de xadrez no Campus do Sertão. Entre as modalidades mais procuradas em Maceió, destaca-se a Natação, com 360 vagas, e as artes maciais como judô, jiu-jitsu e taekondo. As grandes novidades desse ano são a criação de um e Clube de Corrida, que oferece 240 vagas e esportes como beach tennis e Levantamento de Peso Olímpico (LPO).

As inscrições podem ser feitas até às 17h do dia 1º de junho, basta acessar aqui.

De acordo com o edital, 60% das vagas são destinadas para a categoria Prioridade e 40% para Ampla Concorrência. A prioridade é para estudantes atendidos por alguma modalidade de assistência, como Bolsa Pró-Graduando (BPG); Residência Universitária Alagoana (RUA); Restaurante Universitário (RU) com gratuidade; Auxílio Alimentação; Auxílio Moradia; e Núcleo de Acessibilidade (NAC). Já as vagas de ampla concorrência serão preenchidas por graduandos regularmente matriculados e pós-graduandos, que foram incluídos na retificação do edital.

O processo de seleção é simplificado e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Cada estudante pode se inscrever em até duas modalidades, indicando qual é a 1ª e a 2ª opção. O resultado vai ser divulgado no dia 3 de junho, assim como a lista de cadastro reserva. As atividades já iniciam no dia 6 e seguem com as turmas até maio do ano que vem.

Nos anexos do edital é possível conferir a distribuição das modalidades ofertadas por campus, turmas, dias, horários e locais.

De acordo com o professor Luiz Rodrigo Augustemak, coordenador de extensão do Iefe, já nas primeiras horas de inscrições foram quase 500 formulários preenchidos. Quem quiser participar, tem que ser rápido.

“Existe uma demanda reprimida desses últimos dois anos de pandemia nos espaços da Ufal. Muitos universitários conhecem de longe o complexo esportivo, mas nunca foram até lá, então, eles estão nessa gigantesca expectativa de participar das ações”, reforçou.

Sobre o Programa e outras ações

O Programa Esporte na Ufal é uma iniciativa do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) do Campus A.C. Simões, em parceria com a coordenação do curso de Educação Física do Campus Arapiraca e com o Programa de Atividade Física, Esporte e Lazer (Pael) da Pró-Reitoria Estudantil.

O objetivo é proporcionar a prática de atividades físicas e esportivas orientadas por docentes e discentes dos cursos de Educação Física. A atuação do programa consistirá na oferta de diferentes práticas e modalidades esportivas, que serão desenvolvidas de forma remota
e/ou presencial.

Quase todos os professores do Iefe estão envolvidos no Programa e mais de 60 monitores foram selecionados para dar apoio às atividades. Esse ano, o edital vem com novidades. Além das modalidades esportivas com vagas pré-determinadas, o Programa prevê a oferta de duas atividades sem limite de vagas, com funcionamento em fluxo contínuo de entrada de participantes: O Centro de Avaliação e Aconselhamento da Atividade Física e Saúde (Caafs) atenderá à comunidade universitária por agendamentos prévio para as ações em todos os dias.

“Essa é uma proposta para toda a universidade, não somente os estudantes que vão participar dos esportes. Nós temos um espaço grande, um investimento da direção com mobiliário, computadores e equipamentos para que a gente possa fazer esse trabalho. É uma proposta de atenção às demandas de saúde física, mental, de esgotamento, de tudo o que a gente teve de prejuízo nessa pandemia e, agora, a gente está oferecendo uma avaliação da saúde e um processo de encaminhamento a partir da atividade física”, adiantou o professor Luiz.

A outra ação é a Prática Corporal Com (In) Formação que visa a difusão informações científicas de interesse público sobre práticas corporais do Programa Esporte na Ufal a partir de episódios de podcasts disponibilizados na Rádio Iefe. Já é possível conferir alguns conteúdos acessando o canal no Spotify ou Deezer.