Seminário de encerramento das atividades do Pibid e PRP lota auditório da Reitoria

No evento também foi lançado o livro impresso com as experiências no contexto da pandemia
Por Lenilda Luna - jornalista
27/04/2022 14h41 - Atualizado em 27/04/2022 às 14h41
Fotos: Renner Boldrino

Fotos: Renner Boldrino

O auditório da Reitoria ficou lotado na manhã desta terça-feira (27), durante o Seminário de encerramento das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros saudou a todos os estudantes e docentes dos programas. “Enfrentamos grandes desafios nestes tempos de pandemia de covid-19, mas conseguimos desenvolver nossas atividades com comprometimento e qualidade”, parabenizou o pró-reitor.

O Pibid é uma ação criada em 2007 pelo Ministério da Educação, com gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura. Abrange as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, concedendo bolsas para os monitores do programa. Os bolsistas do programa atuam nas escolas públicas estaduais e municipais de todo o estado, aperfeiçoando a formação de docentes e beneficiando os alunos da educação básica.

Danielle Araújo, coordenadora do Pibid, destacou que as atividades iniciadas em novembro de 2020 foram realizadas dentro do cenário desafiador da pandemia, em ambiente remoto de aprendizagem com atividades síncronas e assíncronas, seguindo as orientações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) da Ufal e Capes. Nessas condições, foram implementadas as 240 cotas aprovadas, com dez coordenadores de área com bolsas e mais sete voluntários. “Pudemos aprender, colaborar e unir ações para contribuir com a educação pública em Alagoas”, destaca a coordenadora.

Durante o evento, foi apresentada a edição impressa do livro Pibid/Ufal no contexto do ensino remoto emergencial, com uma coletânea de textos registrando as ações didáticas produzidas a partir de pesquisas e experiências desenvolvidas pelos núcleos das licenciaturas, entre os meses de novembro de 2020 e abril de 2022. Como destacam os autores na apresentação do livro, “a pandemia evidenciou as vulnerabilidades e as emergências necessárias no âmbito educacional brasileiro, descortinando enormes desafios acerca da desigualdade social presente nos ambientes escolares e acadêmicos”.

Já o Programa de Residência Pedagógica (PRP), nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Música, Pedagogia e Química, tem como objetivos exercitar a relação teoria e prática profissional docente, além de ampliar a relação entre a Ufal e as escolas públicas de educação básica. Os bolsistas desenvolveram pelo menos 12 horas de atividades semanais, com projetos de intervenção, ensino e pesquisa, materiais, recursos na escola e planos de aula sob orientação do docente da área.

O professor Adelmo Araújo, coordenador institucional do PRP, destacou a socialização das experiências. Essa edição do Programa foi um grande desafio. Principalmente porque ele foi realizado dentro de um período pandêmico de covid-19, no qual tivemos que refletir, pensar, repensar, e vivenciar o ser professor ou professora, nesse contexto, onde as aulas passaram a ser remotas. Uma reinvenção do ser e fazer docente, das visões de mundo, e mudanças sociais”, disse Araújo.

O Seminário Integrado de Encerramento das Atividades dos Programas Pibid e PRP, é a culminância dessas experiências e aprendizados, da edição 2020-2022, com duração de 18 meses. “E assim o fazemos em forma de gratidão e celebração, deste processo que finda, mas que reverberará por todas nossas vidas, com as possibilidades e dificuldades da prática pedagógica no trabalho colaborativo entre professores, preceptores e residentes”, finaliza o coordenador.