Estudantes da Feac produzem minicursos para feirantes de agroecologia

Os trabalhos são um exercício da disciplina de Gestão Mercadológica
Por Lenilda Luna - jornalista
25/02/2022 14h50
Alunos da Feac envolvidos no projeto

Os estudantes da disciplina Gestão Mercadológica, ministrada pelo professor Rodrigo Reis, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), produziram videoaulas para explicar conceitos importantes para a gestão dos negócios aos pequenos produtores da Feira Agroecológica, que acontece nas manhãs de domingo, na Praça do Centenário.

Na etapa anterior, os estudantes de Administração colaboraram com as estratégias de divulgação em mídias digitais. Desta vez, foram produzidos minicursos em podcasts ou vídeos, com duração de cerca de 10 a 15 min, para falar sobre como atingir melhor o público consumidor e fornecer melhores serviços. Um dos vídeos teve como tema Entrega de Valor e Competitividade. “O desafio foi falar sobre termos econômicos com exemplos do cotidiano dos feirantes”, destacou o professor Reis.

O grupo, formado pelo estudante Alisson Melo, Andreina Bernado, Helida Maria, Caroline Viviane e Shirley Tatyane, preparou o minicurso em vídeo com dicas sobre como apresentar os produtos, para ganhar os clientes, conseguir que eles retornem e ainda indiquem a barraca para os conhecidos. “Produzimos o vídeo e uma cartilha, com uma linguagem acessível, com elementos bem nordestinos, com nosso sotaque e gírias, para atrair a atenção do nosso público”, relatou Caroline.

O grupo do estudante Alexandre Vital também realizou esse exercício prático. “Foi muito produtivo o trabalho em grupo para criar os materiais como banners, podcasts, artes para o Instagram da feira agroecológica, cartilhas e apresentação de um produto ecológico. Os minicursos tiveram a proposta de colaborar com a visibilidade da feira e trazer informações de marketing para os feirantes. Foi um prazer ver os resultados acontecendo e saber que nossas produções contribuíram de alguma forma”, concluiu.

Confira a videoaula em anexo