Seminário do ICS discute campo de trabalho para cientista social

Evento é gratuito e acontece 12 e 13 de dezembro
Por Ascom Ufal
07/12/2022 15h04 - Atualizado em 07/12/2022 às 15h04

Nas próximas segunda e terça-feira, 12 e 13 de dezembro, das 13h às 19h, o campo de trabalho para o cientista social será o tema de debate do 1º Seminário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal) sobre estágio, políticas públicas e oportunidades na área. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site.

A programação inicia com uma mesa sobre a atuação técnica e científica dos egressos em Ciências Sociais junto aos governos, que será presidida pelo produtor cultural Cadú Ávila, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC) e Daniel Carvalho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Em seguida, o tema é a experiência técnica junto ao Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Nesta mesa participam o professor Elder Maia (ICS/Ufal), e os estudantes do ICS Nycholas Pires, Charlesson Silva, Iris Araújo e Carolina Maia.

Às 16h, ainda no primeiro dia, o professor do Centro de Educação da Ufal (Cedu), Cristiano Bodart, palestra sobre O ensino de Sociologia em Alagoas: perspectivas e oportunidades. Logo depois o tema “O estágio no âmbito da graduação em Ciências Sociais: desafios e oportunidades” será discutido pelos professores do ICS Welkson Pires, coordenador da licenciatura, Bruno César, e Júlio César Gaudêncio, coordenador de estágio.

Na terça-feira (13), os temas em debate são: a Pòs-graduação em Sociologia e Antropologia, com os professores Rafael Rodrigues e Elder Maia; a atuação técnica e científica dos egressos em Ciências Sociais junto aos governos: políticas públicas e oportunidades, com os professores Tiago Souza e Pedro Ivo; e projetos de pesquisa em parceria com órgãos governamentais, com os professores João Bittencourt e Elder Maia.

Saiba mais no site.