Segunda edição do PELD CCAL leva ciência e diversão para Maragogi

Momento de troca contou com parceiros e pesquisadores de várias áreas; próximas paradas são Paripueira e Porto de Pedras
Por Luan Oliveira - jornalista
16/11/2022 15h05

A segunda edição do PELD Costa dos Corais é Comunidade, em Maragogi, foi marcada por muita ciência, diversão e alegria. Os presentes puderam conhecer mais do trabalho do projeto, que lida diretamente com temas de interesse à comunidade local, além de terem a oportunidade de dialogar com os cientistas sobre suas realidades e conhecimentos.

Com base na Coopeagro, o momento foi de muito proveito para todos os presentes, com a presença de convidados como o ICMBio e a Meros do Brasil e pesquisadores das mais diversas áreas do PELD Costa dos Corais, como aves, peixes e governança. A coordenadora Nídia Fabre destacou a importância do momento para a construção de uma ciência cidadã.

“Temos a obrigação também de ensinar para a sociedade que a ciência é fundamental para ter um mundo melhor, uma vida melhor e um futuro brilhante. Temos que ressaltar a necessidade de se conservar”, disse a pesquisadora.

A líder do PELDCom, voltado para a comunicação científica e referência nacional, Alessandra Brandão, esteve presente na ocasião e parabenizou a iniciativa dos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Estamos aqui mais uma vez nesse encontro muito bonito entre ciência e sociedade, vemos uma experiência muito bacana de se mostrar a ciência nesse contato direto com o pesquisador”, destacou.

Além das atividades de exposição das pesquisas e das ferramentas usadas no dia a dia dos pesquisadores, também houve uma programação especial para a criançada, com atividades lúdicas que ensinam sobre a fauna e a flora local e a exibição do Mar à Vista, animação premiada internacionalmente fruto de uma parceria entre o PELD Costa dos Corais e o Laboratório de Conservação do Século XXI (Lacos21).

Próximas paradas

Os cientistas do PELD Costa dos Corais ainda irão desembarcar em outros destinos do Litoral Norte do Estado. Além de Maragogi, os moradores de Paripueira e imediações poderão prestigiar a troca neste sábado (12), no Ginásio Prefeito Carlos Alberto Costa, das 10h às 16h. Em dezembro, no dia 03, o destino é Porto de Pedras.

Esta edição do evento tem a realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do apoio da Prefeitura de Maragogi nesta primeira etapa, que aconteceu no dia 5 de novembro.