Projeto HackaTruck da IBM fica estacionado na Ufal até 16 de dezembro

Caminhão está ao lado do Instituto de Computação, sendo usado como laboratório e sala de aulas
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
18/11/2022 12h18 - Atualizado em 18/11/2022 às 12h19
Alunos da Ufal vivenciando experiências com o curso Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos

O caminhão estacionado ao lado do Instituto de Computação (IC), no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, chama a atenção de quem passa. No entanto, para os estudantes que estão fazendo o curso, realizado no interior do veículo, o espaço é de aprendizagem, com laboratórios e sala de aula muito bem equipados e um grupo de professores qualificados, trazendo novos conhecimentos.

O HackaTruck MakerSpace é um projeto patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. Neste convênio com o IC da Ufal, está sendo oferecido o curso Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos. A atividade começou no último dia 16 e vai até 16 de dezembro.

As aulas presenciais ocorrem de segunda a sábado e são ministradas por professores da equipe do HackaTruck MakerSpace. “Esse projeto é muito importante porque os estudantes da Ufal terão uma capacitação para desenvolver aplicativos na plataforma IOS da Apple que não é oferecida no IC, uma vez que não temos infraestrutura Apple”, destacou o professor Davi Bibiano Brito, diretor do Instituto de Computação.

Para participar das aulas no período matutino, os estudantes tiveram que fazer um curso on-line, apresentando fundamentos de programação e algoritmos; e foi exigida a comprovação de ciclo vacinal completo para covid-19. No ambiente, é obrigatório o uso de máscaras. O curso apresenta “fundamentos em desenvolvimento IOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas”, destacaram os organizadores.

Este projeto de capacitação profissional itinerante foi criado em 2015 e já visitou 66 instituições de ensino superior brasileiras, capacitando gratuitamente 9.627 alunos. Na Ufal, o caminhão escola esteve anteriormente em 2016, mas, neste retorno, apresenta um laboratório móvel bem mais equipado. Para os estudantes das áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), é uma grande oportunidade. “O HackaTruck foi muito aguardado e os estudantes estão bastante entusiasmados com o curso”, finalizou Bibiano.

Para mais informações, acesse aqui