Famed da Ufal incentiva estudantes a realizarem Teste de Progresso

Prova nacional vale como avaliação interna do curso e as notas, sigilosas, não vão para o histórico escolar
Por Manuella Soares - jornalista
29/09/2021 15h39

A Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal se prepara para realizar o Teste de Progresso (TP), aplicado em consórcio com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), no dia 6 de outubro. Os estudantes do primeiro ao sexto ano estão aptos a participar e devem validar os dados no site da Abem até quinta-feira (30).

Para participar também é preciso instalar com antecedência o software Safe Exam Browser para responder a prova, que será on-line. A professora Viviane Vasconcelos, representante da comissão da Famed, explica que o teste é realizado ao mesmo tempo em várias escolas do país, como uma estratégia de verificar o ganho de conhecimento dos estudantes ao longo do curso de graduação.

“Todos os alunos devem ser motivados a se submeterem. As notas são sigilosas e não vão para o histórico escolar. É interessante para avaliação da Famed e para os alunos, porque eles podem se avaliar gradualmente, refletindo e verificando o ganho de conhecimento”, ressaltou.

A prova é ofertada uma vez por ano e contém 120 questões divididas nas seguintes áreas de conhecimento: Básico; Cirurgia; Clínica; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria e Saúde Coletiva. O conteúdo contempla orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Medicina, de 2014.

O TP não é comparativo entre escolas ou alunos e nem uma avaliação externa oficial para o curso. Segundo a comissão organizadora, o exame funciona como uma avaliação interna importante para gestores, docentes, técnicos e estudantes.

Para obter dados mais fiéis, é preciso a participação massiva dos graduandos. Viviane conta que, até o momento, menos da metade dos estudantes fizeram a validação, mas orienta que o teste deve ser encarado de forma tranquila.

“A prova é a mesma para os alunos do primeiro ao último período do curso. Não é para causar estresse, cada um responde ao que foi apreendido no seu período. E aí, o aluno do último ano é o que deve abranger mais”, reforçou.

No dia 6 de outubro, quem estiver habilitado, basta ter acesso à prova informando o CPF e a senha criada na validação. Os estudantes terão um tempo de quatro horas e 15 minutos para responder às questões, a partir das 13h30. A Famed vai liberar os inscritos para fazer o Teste de Progresso e não terão falta computada.