Paespe está com inscrições abertas para novos instrutores até dia 28

Candidatos devem ser estudantes da graduação que participaram do Programa no Ensino Médio
Por Ascom Ufal
24/08/2021 18h16

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) convoca alunos de graduação da Ufal interessados em atuar como empreendedores sociais para participar da seleção aberta neste mês de agosto. Serão selecionados universitários para atuarem como novos instrutores do Paespe. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto, neste link.

As atividades acontecerão de forma remota enquanto durar o estado de emergência na Universidade por conta da pandemia de covid-19. Para realizar a inscrição é preciso encaminhar declaração de participação no Programa, currículo lattes atualizado e um vídeo Pitch dizendo por que você deve ser selecionado.

Podem se candidatar ao processo seletivo alunos regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da Ufal, do Campus A.C. Simões e que foram participantes dos projetos Paespe ou Paespe Júnior, quanto eram estudantes do ensino médio. ter idade igual ou superior a 18 anos e não ser beneficiário de nenhum outro programa de bolsas da Universidade. Além disso, é preciso ter disposição para trabalhar em equipe, ser comunicativo, ter boa dicção, capacidade de lidar com diferentes públicos e disponibilidade de tempo.

Geiza Gomes, vice-coordenadora do Paespe, explica a importância do instrutor ser egresso do Programa. Segundo ela o papel dele vai além das atividades logísticas. “Os Instrutores recebem orientações acadêmicas para que concluam o ensino superior e, semanalmente, temos reuniões tutoriais. Então, é uma continuidade do trabalho, aquele jovem que era nosso aluno extensionista do ensino médio, quando ingressa na Ufal passa a receber uma formação em empreendedorismo social a fim de mobilizar sua comunidade divulgando que a educação é promotora de mobilidade social”, afirmou.

Ainda segundo Geiza, ser Instrutor do Paespe contribui para o crescimento acadêmico e profissional dos universitários participantes, pois a participação na elaboração de aulas, reuniões, tutorias, capacitações e o contato com a comunidade permite que este jovem tenha uma formação multidisciplinar. “Já para a comunidade a contribuição é ímpar, pois o fato do Instrutor ser egresso do Programa faz com que ele tenha um olhar mais aguçado sobre as demandas dos alunos da rede pública”, explicou.