IC divulga resultado final da seleção de avaliadores de livros didáticos

Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais entrará em contato com os selecionados
Por Simoneide Araújo - jornalista
03/08/2021 10h04 - Atualizado em 03/08/2021 às 10h15

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) do Instituto de Computação da Ufal divulgou o resultado final da seleção simplificada de avaliadores de Recursos Educacionais, de acordo com o Edital nº 01/2021 -Nees/IC/Ufal. Como se trata de cadastro de reserva, o Nees vai divulgar o cronograma de início das atividades dos bolsistas selecionados, de acordo com a demanda do projeto.

O Núcleo também divulgou nota, que consta no anexo abaixo, para esclarecer os critérios de seleção. A comissão de avaliação diz no documento que “Foram considerados alunos cotistas aqueles já ingressantes na Ufal pelo sistema de cotas; os candidatos que se autodeclararam alunos cotistas no ato de inscrição concorreram concomitantemente às duas demandas. Os aprovados dentro do número de vagas oferecidas para ampla concorrência não foram computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas para os cotistas; foram habilitados todos os candidatos com coeficiente de rendimento acumulado dentro dos padrões de seleções internas da Ufal”.

Ao todo, foram inscritos 659 alunos no processo e, desse total, foram selecionados 400, de acordo com os critérios do edital nº 01/2021 Nees/IC/Ufal. Dezesseis candidatos entraram com recurso que foram analisados pela comissão avaliadora e o resultado é o seguinte: nove tiveram o pedido deferido e sete indeferidos [veja documento anexo].

“As justificativas completas aos pedidos de recursos encontram-se na Coordenação de Avaliação do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais e estão disponíveis aos requerentes, via solicitação para o e-mail ness@ic.ufal.br”, declaram os avalidores.

Os bolsistas selecionados vão atuar no âmbito do Programa Nacional de Livro Didáticos (PNLD), um dos maiores programas do mundo no que se refere à avaliação e à distribuição de livros didáticos e a Ufal tem se destacado, nos últimos quatro anos, por contribuir fortemente em sua execução. Esses alunos vão receber uma bolsa no valor de R$1.080,00 por cada ciclo de avaliação que tem duração de um mês. O financiamento das bolsas será feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com coordenação do Instituto de Computação (IC) da Ufal.