Projeto Mora na Filosofia debate o desejo no pensamento de Focault

Edição de agosto acontece no próximo dia 21 e será transmitido pelo canal do grupo no Youtube
Por Jacqueline Freire - jornalista
12/08/2021 11h00 - Atualizado em 13/08/2021 às 09h50

No dia 21 de agosto, a partir das 19h, acontece mais uma edição mensal do já conhecido projeto Mora na Filosofia. Desta vez, o grupo recebe a professora Giovana Carmo Temple, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que ministrará a palestra intitulada “O Desejo no Pensamento de Foucault: Do Indivíduo ao Sujeito de uma Sexualidade”. A aula será transmitida pelo canal do grupo no Youtube.

Para participar, basta realizar inscrição no link.

Trabalhando temas como corpo, alma, desejo, sexo, e sexualidade, o debate deve ajudar a desenvolver a noção de desejo no exercício do poder disciplinar e na biopolítica. “Para tanto, indicaremos os caminhos no texto de Foucault que vão do indivíduo que emerge a partir do século XVIII no interior de um campo político, problematizando a formação de uma alma (psique) como efeito e instrumento das práticas disciplinares de exercício do poder, ao sujeito de uma sexualidade, analisando a relação entre desejo, verdade e sujeito a partir das práticas da penitência ao dispositivo da sexualidade”, explica a professor Temple.

Giovana Carmo Temple é doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (Univem). É Professora Adjunta da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação nas áreas de Filosofia Política, Ética e História da Filosofia Contemporânea. Membro permanente da Comissão de Organização do Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), do NUPEF-Núcleo de Pesquisa e Extensão em Filosofia da UFRB e Integrante da Red Iberoamericana de Filosofia Política.

O evento é uma parceira com a Lampião Revista de Filosofia, editada pelos professores Fernando Monegalha & Rodrigo Barros Gewehr. Já o projeto de extensão Mora na Filosofia é coordenado pelos professores Marcus José Souza, João Dias, Marcus Matias & Maxwell Lima Filho. Saiba mais nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, ou no site do grupo.