Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores abre primeiro edital

Inscrições vão até 27 de março
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/03/2021 14h53 - Atualizado em 10/03/2021 às 15h13

O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores do Campus Arapiraca abriu inscrições para o a primeira turma de mestrado acadêmico. O edital, segue com inscrições até 27 de março e dispõe de 18 vagas, sete delas na linha pesquisa “Formação de Professores” e as outras 11 vagas, na linha pesquisa “Práticas Pedagógicas e Ensino”.

Segundo o coordenador do programa, professor Ivanderson Pereira da Silva, “com a criação desse curso, em nível de pós-graduação stricto sensu, espera-se formar sujeitos e pesquisadores autônomos e autônomas, capazes de desenvolver colaborativamente processos, produtos, bem como atividades didático-pedagógicas e formativas em diferentes contextos educativos numa perspectiva crítico-reflexiva”.

Podem concorrer portadores de diploma de bacharelado, licenciatura ou cursos tecnológicos de  instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, e que estejam interessados em desenvolver pesquisas no campo do Ensino e/ou da Formação de Professores. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas diretamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e o Edital está disponível no link.

Seleção

Os candidatos participarão de até duas etapas de seleção, a primeira composta da análise de um pré-projeto de pesquisa na área de Ensino (peso 7 e caráter eliminatório); e a segunda, análise do currículo, devidamente comprovado (peso 3 e caráter classificatório).

Interessados em buscar produções e temas de interesse de pesquisa dos membros do corpo docente do PPGEFOP podem acessar o site do programa. O Resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de abril. As atividades acadêmicas do PPGEFOP serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, com eventuais atividades complementares aos sábados. As atividades acontecerão no Campus Arapiraca. Contudo, enquanto as condições sanitárias não permitirem, as atividades acontecerão de forma remota, conforme regulamentação institucional.

O período de duração do curso de Mestrado em Ensino e Formação de Professores é de até 24 meses.

Mais informações no e-mail: ppgefop.ufal.@gmail.com