Evento on-line vai celebrar 64 anos de formação em Serviço Social em Alagoas

Será na próxima terça-feira (30), às 19h, no perfil @fsso.ufal do Instagram
Por Lenilda Luna - jornalista
23/03/2021 14h55 - Atualizado em 23/03/2021 às 14h56

Para celebrar os 64 anos da formação profissional em Serviço Social em Alagoas, os 49 anos de criação do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, e 15 anos na Unidade Palmeira dos Índios, ligada ao Campus Arapiraca, será realizada uma live, na próxima terça-feira (30), às 19h, no perfil @fsso.ufal no Instagram. “A pandemia nos impede presencialmente de comemorar, mas vamos celebrar virtualmente e fortalecer nossos vínculos com os segmentos organizados da profissão e da sociedade”, ressalto Reivan Souza, diretora da Faculdade de Serviço Social da Ufal (FSSO).

O curso de Serviço Social da Ufal foi fundado em 18 de março de 1972, mas a formação profissional começou bem antes, em 1957, com a Escola Padre Anchieta. “Essa trajetória foi, recentemente, fortalecida depois da implantação, em 2006, do curso na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, ligada ao Campus Arapiraca”, relatou Rosa Predes, docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Ufal.

A gestão da Faculdade destaca o compromisso com a formação crítica e cidadã. “Atualmente, outras unidades formadoras oferecem o curso no Estado, mas a maior Universidade continua sendo polo de resistência e de afirmação de processos formativos que, além de prepararem para o mercado de trabalho, oferecem oportunidades para formação de sujeitos sociais que se põem criticamente no mundo, na perspectiva da emancipação humana”, destacou a diretora.

É sobre essa trajetória e concepção de formação profissional que será o debate on-line, que terá exposições das professoras Reivan Souza e Rosa Prédes. “Uma profissão que reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, incidem sobre a defesa de direitos sociais das trabalhadoras e trabalhadores, o combate à desigualdade e a construção de uma sociedade justa e igualitária”, concluiu a professora Rosa Prédes.

Para acompanhar a live, basta acessar este link do perfil do curso no Instagram