Coletivo realiza evento sobre sobrevivência emocional na pandemia

Atividade acontece nesta sexta (5) de forma remota
Por Jacqueline Freire – jornalista
02/03/2021 15h17 - Atualizado em 05/03/2021 às 11h31
Everton Calado, psicólogo e supervisor local do SPA

Everton Calado, psicólogo e supervisor local do SPA

A pandemia de covid-19 trouxe, entre inúmeras situações novas, o isolamento social. Desde 2020 as pessoas estão aprendendo a lidar com trabalho e aulas em modalidade remota, academia em casa, compras por delivery. Mas será que isso tem afetado o nosso emocional? Existem estratégias de sobrevivência emocional para a pandemia?

Para responder estas e outras perguntas, o Coletivo de Qualidade de Vida Acadêmica (QVA), em parceria com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), realizará uma roda de conversa on-line com o tema O que você tem feito para não pirar na pandemia?. A atividade acontecerá por meio da plataforma Google Meet e o link para acesso à mesa será disponibilizado 10 minutos antes de seu início no Instagram @qvaoficial.

O objetivo do encontro é promover um grande momento de interação e partilha entre os estudantes presentes acerca de suas estratégias pessoais de enfrentamento da atual crise sanitária, em especial no que se refere à saúde mental e emocional. “As consequências do distanciamento social, o longo período sem contato social com os colegas e os desafios do ensino remoto são algumas das questões que devem nortear a discussão”, explicou o psicólogo Everton Calado, supervisor local do SPA.

Segundo ele, a proposta não é celebrar esforços individuais em si mesmos, mas antes socializar estratégias de maneira que os participantes consigam se apoiar uns nos outros no difícil momento causado pela pandemia que já dura um ano. “A ideia é, de uma maneira leve, socializar essas vivências que, ao mesmo tempo em que são singulares, ao serem compartilhadas, tornam-se uma fonte de aprendizagem para todo o grupo”, destacou.

Além de Everton, o psicólogo Pedro Aleixo Soares, formado pela Ufal e integrante do QVA, também será um dos facilitadores.