Lupa lança programas de estágio e de treinamento para estudantes

É a primeira agência de checagem de notícias no Brasil para combater a desinformação e tem parcerias com Universidades e entidades de todo o país
Por Ascom Ufal com informações da Lupa
12/11/2021 10h48 - Atualizado em 17/11/2021 às 11h37

A Lupa, plataforma de combate à desinformação por meio do fact-checking e da educação midiática, fundada em 2015, lançou um programa de estágio para estudantes e também um programa de treinamento para estudantes e profissionais. A Rádio Ufal já é parceira da Lupa no podcast Covid: eu informo, produzido com o apoio do Google.

O objetivo do estágio é contribuir na formação de especialistas no combate à desinformação. O programa contará com três vagas permanentes de estágio remunerado, uma em cada área das diretorias de Produto, Educação e Engajamento, nas quais os estagiários irão se revezar ao longo de 18 meses.

No Jornalismo, os estagiários participarão do desenvolvimento de produtos jornalísticos de checagem de fatos e verificação, enquanto na Educação poderão desenvolver iniciativas de letramento digital e midiático. Já na área de Audiência e Engajamento, vão vivenciar a experiência de gerenciamento da comunicação direta com os leitores e a análise de dados estratégicos de impacto da produção da Lupa.

Todos estarão incluídos em projetos especiais de combate à desinformação a partir de parceiros, uma das áreas de forte atuação da Lupa desde 2018. O estágio poderá ser feito presencial ou remotamente; assim, estudantes de qualquer região do Brasil poderão se candidatar a uma das vagas. A seleção terá como um de seus pilares a diversidade, valorizando a representatividade e a inclusão.

O edital já está publicado e traz todos os detalhes do regulamento do programa. As inscrições podem ser feitas clicando aqui e vão até 28 deste mês. As atividades terão início efetivo em fevereiro de 2022. Ao longo do estágio, os estudantes serão acompanhados de perto pelos coordenadores de cada área e terão momentos de troca de experiência, mediados pelo coordenador de Educação da Lupa, Raphael Kapa, que também é responsável pelo programa.

Treinamento

De olho em 2022, a Lupa terá programa de treinamento em checagem de fatos. Os selecionados passarão por formação completa e vivência com foco na cobertura eleitoral. O programa de treinamento está sendo chamado de Mirante. Com duração de três meses, os trainees aprenderão técnicas de combate à desinformação em contextos eleitorais, além de conhecer de perto a atuação da Lupa no Jornalismo e na Educação, pilares da plataforma na construção de soluções contra os conteúdos falsos.

Serão 15 vagas para treinamentos que envolvem capacitação em técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais, além de ações de educação midiática com foco no desenvolvimento do pensamento crítico.

"Este programa é a materialização de um princípio há muito defendido pela Lupa: a solução para a desinformação passa pela educação e pelo fortalecimento do jornalismo. Queremos que nossos trainees tenham uma formação completa em verificação de fatos e educação midiática, para que possam estar ao nosso lado na luta contra a desinformação", disse Natália Leal, diretora executiva da Lupa.

O Mirante é aberto a estudantes e profissionais de todas as áreas que tenham interesse em construir soluções de combate à desinformação explorando o Jornalismo e a Educação. Além da formação teórica, os selecionados terão um período de prática na Lupa, participando ativamente na elaboração de checagens e projetos especiais. Ao final, vão construir um produto de combate à desinformação com foco na Eleição 2022.

O treinamento é totalmente gratuito e será feito remotamente. A partir dessa formação, parte dos selecionados vai atuar na redação da Lupa durante a cobertura eleitoral do próximo ano. Os selecionados serão conhecidos em 13 de janeiro de 2022.