Instituto de Educação Física organiza série de palestras online durante junho e julho

As atividades são gratuitas e contarão com professores e especialistas de outras universidades do Brasil
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
03/06/2020 16h05 - Atualizado em 03/06/2020 às 17h05

A coordenação de Extensão do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está promovendo o webinário Iefe Talks: Reflexões sobre Esporte, Educação e Saúde, que será composto por palestras que acontecerão todas as terças-feiras até o dia 28 de julho, sempre das 16h30 às 18h. As atividades serão transmitidas através do canal do youtube do Iefe Talks, aqui.

As palestras serão ministradas por professores e especialistas nos assuntos, membros de diversas universidades do Brasil, tendo o objetivo de discutir os vários temas ligados ao esporte, à educação física e à saúde nesta área, tendo em vista a ampliação do conhecimento, o estímulo no desenvolvimento de pesquisas e orientações para questões importantes no ambiente profissional dos formandos na área.

As atividades serão gratuitas e os interessados em receber certificados podem se inscrever através de um formulário, aqui. Em caso de dúvida, um e-mail pode ser encaminhado para extensao.iefe.ufal@gmail.com.

Programação de junho

Ao longo de todo este mês de junho acontecerão cinco palestras. No dia 9 acontecerá a palestra Parâmetros Fisiológicos para o Controle da Intensidade do Exercício Físico com Ênfase em Exercícios de Endurance, com a participação do professor Silvan Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A moderação ficará por conta do também docente Eduardo Seixas, do Iefe.

No dia 16 o tema da palestra é A Pesquisa em Educação Física no Brasil e o papel do Comitê de Ética, com a presença virtual do professor Amândio Aristides, aposentado do curso de Educação Física da Ufal, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal e do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O mediador será o professor Gustavo Gomes, do Iefe.

A penúltima palestra do mês, no dia 23, ficará por conta do professor Rafael Miranda, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema será Atividade Física e Comportamento Sedentário: Desafios, Oportunidades e Possíveis Cenários Pós-Pandemia. A mediação fica por conta do professor do Iefe, Antônio Filipe.

No último dia de junho, a Intervenção de estilos de vida ativo e saudável na escola: o que temos aprendido? fica por conta da professora Kelly Samara, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFSC, sendo também a líder do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF). A moderação ficará por conta do professor Luiz Rodrigo, do Iefe.

Programação de julho

O mês de julho terá apenas quatro palestras, iniciando no dia 7. A conferência desse dia será ministrada pelo professor Filipe Ferreira, do curso de Educação Física da UFPB e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UPE/UFPB e Saúde Coletiva, da UFPB. Com o tema Atividade Física e o SUS: entre encontros e desencontros, a mediação será do já mencionado professor Luiz Rodrigo.

No dia 14 de julho acontecerá a palestra Praxiologia Motriz no Ensino dos Esportes Coletivos, ministrada pelo professor João Francisco, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos. O mediador será o professor Eriberto José, do curso de Educação Física da Ufal.

O tema Controle e monitoramento da carga de treinamento em atletas de futebol será abordado pelo professor Paulo Daubian, doutorando em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e preparador físico do Desportivo Brasil. A palestra ocorrerá no dia 21 de julho e terá a mediação do professor Filipe Antônio.

Por fim, a última palestra, no dia 28, ficará a cargo do professor Antônio Passos, do curso de Educação Física da Ufal, que abordará o tema Processo de Ensino e de Aprendizagem nos Cursos de Saúde de uma Universidade Pública no Nordeste do Brasil: Olhares de Professores e Coordenadores. A mediadora será a docente Maria do Socorro, da Ufal.