Publicação semanal de Biblioteconomia mantém estudantes informados

Publicações digitais são disponibilizadas por meio do e-mail dos discentes e pelo Instagram
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
22/06/2020 14h40 - Atualizado em 22/06/2020 às 16h38

O coordenador de extensão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, Marcos Prado, desenvolveu uma publicação digital denominada Informe Semanal para funcionar como um veículo de comunicação aos alunos do curso.

O Informe Semanal tem como objetivo manter a integração entre o curso e os discentes. O professor Marcos Prado, que também é vice coordenador do curso, explica que esta iniciativa foi construída para atualizar aos estudantes sobre a pandemia do covid-19 e informes acerca do curso e da Universidade.

Aos domingos, o docente conclui a edição e encaminha para o e-mail de todos os discentes. O Informe Semanal ainda é disponibilizado no Instagram. “Prevalece mesmo a boa intenção para mantermos ativado o espírito de integração do corpo discente. Sabendo que muitos dos alunos têm dificuldade de acesso à internet, priorizo o aspecto visual para tornar aprazível o acesso pelo celular” explica.

A partir do informe, os estudantes podem conferir notícias voltadas a saúde, especialmente sobre a pandemia. As outras seções, que são fixas, informam sobre o Curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ufal), além de replicar notícias a respeito da universidade extraídas do site institucional.

“De forma geral, a ideia é aproveitar este momento de isolamento social em que tem havido uma grande oferta de lives com conversas e entrevistas com especialistas da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil e a ocorrência de muitos cursos e eventos on-line. O papel da coordenação de extensão fica mais evidente para estimular a participação estudantil pela divulgação de uma agenda semanal levantada na internet” pontua.