Unidade Penedo integra Ufal Conectada e promove atividades até 29 de junho

Onze cursos estão em fase de inscrição e serão realizados por meio da educação a distância
Por Ascom Ufal e Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
27/05/2020 14h02 - Atualizado em 09/06/2020 às 13h13
Divulgação

A Unidade Educacional Penedo também está integrada ao Ufal Conectada e vem realizando uma série de atividades online, a exemplo de palestras virtuais, webinários, webconferências e mesas temáticas virtuais. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Há um passo a passo disponível neste link que também indica onde pode ser vista a programação completa.

“Há uma série de ações sempre com temas abrangentes e relevantes ao momento de isolamento que estamos vivenciando. É uma forma de trazer novamente os nossos estudantes ao convívio da academia e propor meios de interação, participação e produção de conhecimento”, declara o coordenador de Extensão e Cultural da UE, professor André Almeida.

As ações realizadas fazem parte do projeto Ufal Penedo Conectando Experiências e Saberes e continuam até o dia 29 de junho. A programação é sempre atualizada com a inclusão de novas propostas. Mais de 30 atividades vêm ocorrendo desde o dia 18 de maio. Além disso, há ainda 11 cursos que estão em fase de inscrição e serão realizados por meio da educação a distância.

“Lembro também que há um desdobramento desta ação, ou seja, não é só um evento e sim um grande projeto da nossa unidade, incluindo cursos livres propostos pelos docentes de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Turismo. A equipe da Unidade Educacional Penedo permanece ativa mesmo em tempos de isolamento social devido à pandemia de covid-19”, destaca o coordenador.

Cursos via Moodle

Dentro do evento acontecerão dez cursos online voltados para os alunos da própria Unidade de Ensino, realizados no Moodle. As inscrições seguiriam até a última terça-feira (26) e poderiam ser feitas através de formulários referentes aos respectivos cursos, no entanto, os formulários não estão mais disponíveis para quem desejar participar, devido à rápida ocupação de vagas por parte dos discentes.

Os cursos na primeira semana de junho são A Matemática da Pandemia, que acontece das 16h às 17h, iniciando na próxima segunda (01) e encerrando somente em 26 de julho; Lógica de Programação em Python, que tem início na próxima terça-feira (2) e segue até a sexta-feira (5), sempre das 15h às 17h; Como elaborar artigos com temas do cotidiano para reflexão, que ocorre da próxima quarta (3) até o dia 13 de junho, das 16h às 18h; e Ferramentas para gestão de projetos acadêmicos, que começa na sexta-feira (5) e termina no dia 26, das 16h às 17h.

Na segunda semana de junho os cursos no Moodle serão o Noções de Matemática Financeira com utilização do emulador HP 12C, que inicia no dia 8 e vai até o dia 19, começando sempre às 14h; o R aplicado à Ecologia, começando no dia 8 e terminando no dia 6 de julho, indo sempre das 14h30 às 16h30; o Controle Estatístico de Processo, que acontecerá entre os dias 10 e 25 de junho, das 14h às 16h; e o Desvendando o Currículo Lattes, ocorrendo às 14h e começando no dia 8, com fim no dia 19.

Já na terceira semana de junho acontecerá o Uso do critério de NIOSH para determinação do limite de peso recomendado, do dia 16 de junho até o dia 10 de julho, das 9h às 10h. O curso Orientações acerca da elaboração de TCC (monografia), acontecerá entre os dias 18 de junho e 9 de julho, iniciando às 15h e tendo uma hora de duração.