Estudante do curso de Educação Física é primeiro lugar no Atletismo

Campeonato selecionou melhores atletas para a disputa do Regional Norte e Nordeste de Atletismo.
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
12/03/2020 16h46 - Atualizado em 13/03/2020 às 11h46
Alisson Tales Lau de Gois (Foto: arquivo pessoal)

O estudante Alisson Tales Lau de Gois, do curso de Educação Física Licenciatura, ficou em primeiro lugar na corrida de 100m, com sua melhor marca (10.7 seg), no Campeonato Alagoano de Atletismo de Adultos, realizado no último sábado (7), na Pista de Atletismo da Ufal, no Campus A. C. Simões.

O campeonato foi realizado pela Federação Alagoana de Atletismo (FAAT), contou com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal. O evento tem por finalidade selecionar os melhores atletas para a disputa do Campeonato Regional Norte e Nordeste de Atletismo.

Com dez anos de dedicação a treinos e participação em campeonatos, Tales já representou a Ufal nos Jogos Universitário Brasileiro (JUBs) nos anos de 2017, 2018 e 2019, com apoio financeiro da Pró-reitoria Estudantil (Proest). O atleta conta que foi amor à primeira vista e ‘‘sempre é uma grande satisfação participar do campeonato Alagoano de Atletismo pois é a maior competição da modalidade em âmbito estadual’’.

O estudante também é monitor do Programa Esporte na Ufal, na modalidade de Atletismo. Vários alunos do projeto também participaram do Alagoano tendo assim sua primeira experiência no meio competitivo. O Programa revelou que alguns alunos têm potencial para representar a universidade no meio esportivo.

Desde 2010, Alisson Tales já participou de vários campeonatos pelo Brasil:  Norte, Nordeste, Sergipano, Pernambucano, entre outros. O atleta conta a importância da participação no esporte. ‘‘Essa melhora da minha marca pessoal me credencia a participar do Norte-Nordeste de Atletismo e me deixa entre o 10° do ranking’’. Ele ressalta que ‘‘tudo isso só foi possível pela possibilidade de realizar meus treinamentos em uma pista de atletismo com uma estrutura de primeiro mundo e o apoio financeiro da Proest, para participar de competições fora de Alagoas representando a Ufal’’.

Sobre o programa

O Programa Esporte na Ufal retomou suas atividades em junho de 2019, por uma iniciativa do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) do Campus A.C. Simões, em parceria com a coordenação do curso de Educação Física do Campus Arapiraca e com a Gerência de Esporte da Pró-reitoria Estudantil (Proest). Tem por finalidade proporcionar a prática de atividades físicas e esportivas orientadas por docentes e discentes dos cursos do Iefe.

No total são 35 modalidades esportivas ofertadas nos campi A.C.Simões e Arapiraca, dentre elas Atletismo, Natação, Treinamento Funcional, Voleibol, Futsal e Basquete. Tem como público-alvo discentes dos cursos de graduação presencial da Ufal. Em 2019, foram atendidos cerca de 1.100 estudantes em Maceió e 390 em Arapiraca.

Em 2019, pelo Programa, foram publicados editais para monitores bolsistas e colaboradores, oriundos dos cursos de Educação Física, e editais para estudantes participantes, de todos os cursos, com vagas específicas para estudantes com vulnerabilidade social.