Curso de Letras Libras divulga vídeos educativos contra covid-19

A produção Como lavar máscaras foi selecionado entre 300 inscritos em Mostra da SBPC
Por Jacqueline Freire – jornalista
11/11/2020 17h07

O vídeo Como lavar máscaras foi uma iniciativa do Projeto Libras contra a covid-19 do curso de Letras Libras e faz parte de uma série de ações sociais previstas no projeto de extensão Libras contra a covid-19. O projeto ensina como lavar esses acessórios tão utilizados nesta época de pandemia e foi selecionado entre 300 inscritos na Mostra As Ciências e a Pandemia de Covid-19, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil.

Agora, o público pode votar nos melhores vídeos, que representarão nacionalmente inciativas em educação contra a covid. Segundo a estudante do curso de Letras Libras e uma das participantes do projeto, Maria da Conceição Alves de Almeida, o vídeo foi desenvolvido e coordenado pela professora Edineide dos Santos Silva, do curso de Letras Libras, selecionado por Edital pela Pró-reitoria de Extensão, em maio de 2020, com parceria entre a Faculdade de Letras (Fale), o Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e a Faculdade de Medicina (Famed).

“O projeto é transdisciplinar, envolve as áreas da linguística e da saúde. Os vídeos foram produzidos remotamente pelos alunos bolsistas do curso de Letras Libras, Luana da Silva Acioli, eu e Matheus Victor dos Santos, e ditados de forma caseira”, disse Maria da Conceição.

A SBPC organizou em seu canal no Youtube uma votação para saber quais vídeos agradaram mais ao público. Você pode votar clicando em “Gostei” (like) para computar o voto. “Precisamos deste apoio e de uma ampla divulgação para ficarmos entre os nove mais votados e assim representar a Ufal, a Fale e o Letras Libras, pois os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2020”, enfatizou Maria.

As produções dos minivídeos foram televisionadas para a comunidade surda alagoana pela TV local e nacional, redes sociais oficiais da Ufal e de outras instituições federais, com informação sanitarista sobre o novo coronavírus, com o intuito de diminuir o avanço da covid-19 e proteger a comunidade surda alagoana. “O projeto nos proporcionou a produção de mais de 20 vídeos postados nas redes sociais (Facebook e Instagram). O vídeo Como lavar a máscara, até agora, teve uma boa receptividade e está oscilando entre o 3º e o 4º lugar, contudo precisamos de mais divulgação e apoio para que ele consiga ficar entre os nove mais votados, só assim representaremos nacionalmente a Ufal, o Letras Libras e a comunidade surda alagoana”, finalizou.