Paespe inicia campanha de arrecadação de equipamentos de informática

Por Ascom Ufal
02/10/2020 10h30 - Atualizado em 02/10/2020 às 10h33

Desde o início da pandemia de covid-19, o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) tem realizado as suas atividades em modo remoto, mas o público atendido, alunos em vulnerabilidade socioeconômica, não está apto para esta modalidade de ensino. Por isso o Paespe tem enfrentado o desafio da exclusão digital, em que mais de 50% dos alunos não participam das atividades remotas por não possuir equipamentos ou internet.

Enquanto isso, os alunos que de alguma forma continuam acompanhando as atividades relatam dificuldades em assistir vídeos ou realizar tarefas devido à precariedade do aparelho usado, ou mesmo porque não possuem um aparelho de uso individual e precisam compartilhar com outros membros da família.

Em meio a esse cenário, o Paespe criou uma campanha solidária que busca arrecadar aparelhos usados (em boa condição de uso), são eles: smartphones, tablets, notebooks, computadores de mesa, teclados, mouses, cabos, fones de ouvido e carregadores. Os doadores deverão preencher um formulário e poderão fazer a entrega na sala do Paespe, nos dias e horários definidos através do formulário.

Paespe na pandemia

Desde a suspensão das atividades na Ufal, os professores voluntários do Paespe fazem uso da Plataforma Avance e do Google Classroom para a inserção de material didático, além disso, realizam aulas que são transmitidas pelo Youtube e redes sociais. Outras atividades são as monitorias através do aplicativo WhatsApp, e os encontros remotos do Clube do Livro, reuniões de orientação acadêmica e apoio socioemocional. Os alunos também participaram de uma formação sobre Cidadania Digital, a atividade remota foi fruto de parceria com o Programa Cidadão Digital da SaferNet Brasil e o Paespe.

No início do isolamento social, o Programa realizou duas campanhas solidárias para arrecadação de alimentos, material de higiene e máscaras faciais.

A coordenação e os grupos voluntários têm realizado encontros remotos a fim de planejar as atividades e discutir a ampliação do cronograma que iria até outubro (período de realização do Enem e processo seletivo do Paespe). Além disso, a coordenação continua trabalhando na construção de propostas, concorrendo a editais, buscando apoio financeiro para a continuidade das ações. Atualmente, o Paespe através da Proteq foi selecionado e está participando do Percurso Formativo do Programa Itaú Social Unicef.

Sobre o Paespe e seus professores voluntários

O Paespe tem por missão se tornar referência regional em educação e transformação social de alunos oriundos da rede pública. O Paespe atua no contraturno escolar, oferecendo pré-vestibular social para alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio, além disso, os estudantes e seus familiares participam de atividades como o curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas.

O Programa realiza suas aulas no Ctec e tem como professores os próprios docentes da Ufal, das diversas áreas de conhecimento. Também atuam como professores voluntários os alunos de graduação do Programas de Educação Tutorial (PET) – dos 12 grupos da Ufal, 6 colaboram com as atividades do Paespe, são os grupos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras, Psicologia - e do curso de Biologia, o Paespe também possui como parceiros as Empresas Juniores do Ctec (Ejec e Proteq).