Colação Social reúne mais de 60 estudantes na Reitoria

Foi a primeira cerimônia conduzida pelo novo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
31/01/2020 17h51 - Atualizado em 13/02/2020 às 17h33
Ufal realiza cerimônia de colação de grau de 69 novos profissionais (Fotos: Renner Boldrino)

Estudantes de 30 cursos de graduação da Ufal colaram grau na tarde desta sexta-feira (31), no Auditório da Reitoria. No total, foram 69 novos profissionais formados pela Universidade. Foi a primeira cerimônia de Colação de Grau Social conduzida pelo novo reitor Josealdo Tonholo. Na noite anterior (30), ele participou de uma colação de turma dos cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária.

A cerimônia foi marcada pela emoção de formandos e familiares ao recordar as dificuldades e superações durante a graduação. Os novos profissionais, no momento em que foi facultada a palavra, também defenderam a Universidade pública, gratuita e de qualidade, a interiorização da Ufal e as políticas de assistência estudantil, a exemplo das bolsas. Em sua fala, Tonholo destacou a importância da continuidade dos estudos. “Não pode parar por aqui. Por causa da dinamicidade do mundo, é preciso continuar, seguir se qualificando”, destacou o reitor.

Um dos formandos foi Eduardo Monteiro, que colou grau no curso de Pedagogia do Campus A.C. Simões. “É uma sensação de felicidade extrema. Sou o primeiro da família a ter um curso superior”, disse entusiasmado. Durante a graduação, ele conta que foi bolsista do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da instituição. “Participei de várias atividades, inclusive, da criação do Mobi Ufal. Devo muito à minha passagem pelo NAC: foi onde aprendi a fazer artigo, oficina e foi também onde despertou o meu sonho de ser professor universitário”, disse ele que já participou de uma seleção de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade e só está aguardando o resultado final. “Estou confiante. Espero ser aprovado”, disse. Eduardo também fez o Enem e se inscreveu no Sisu 2020 para o curso de Educação Física. “Se tiver uma segunda chamada, acredito que sou chamado”, afirmou.

A mãe de Eduardo, Maria Vânia Monteiro, estava muito emocionada com a colação do filho. “Estou muito feliz. Por tudo o que ele passou, merece essa conquista. É um menino vencedor”. Ela lembrou das dificuldades que o filho enfrentou para conseguir estudar. “A gente mora em um local longe, esquisito, mas, desde criança, ele sempre gostou de estudar. É muito batalhador”, conta.

Já a formanda Mariana Medeiros veio de Recife, onde mora e trabalha atualmente, para colar grau no curso de Sistemas de Informação. Estudante da graduação a distância, ela é de Porto de Pedras e estudava as aulas presenciais no Polo de Maragogi. "Gostei muito do curso. Foi tranquilo”, disse ela que já atua na área. “Comecei como estagiária na graduação e depois fui contratada", disse.

Colação Social

Realizada nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, a Colação Social é organizada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) com o apoio da equipe de Cerimonial da Reitoria. Em média, na Ufal em Maceió, ocorrem duas colações por mês.

Durante a cerimônia, há momentos para os estudantes se expressarem; fotógrafos disponíveis, cadastrados previamente pela instituição, para que os formandos, caso tenham interesse, possam contratar. A beca não é vestimenta obrigatória na colação social, ficando o aluno à vontade para a contratação do serviço.

Em alguns casos, são realizadas apresentações culturais e homenagens para tornar o momento ainda mais especial.

Como agendar?

Para participar da Colação Social, o estudante deve ir ao DRCA com o original e cópia do RG, além de levar o Nada Consta emitido da Biblioteca Central. O Departamento já disponibilizou a agenda das colações sociais para o ano de 2020. Para conferir, clique aqui

Na hora do agendamento, a equipe do Departamento confere se o curso já foi integralizado pelo aluno. Em média, 48h antes do dia da cerimônia, é publicada no Portal do Estudante uma lista com os nomes dos formando aptos a colar grau.

Para mais informações sobre a colação, acesse o link.