Residência Pedagógica abre inscrições para cadastro de reserva

As vagas são destinadas para estudantes da Universidade, e professores da rede pública
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
21/09/2018 13h06 - Atualizado em 21/09/2018 às 13h05

Até o dia 27 deste mês, estão abertas inscrições para cadastro de reserva de bolsistas do Programa de Residência Pedagógica. As oportunidades são destinadas a alunos da Universidade e professores da rede pública de ensino.

Os componentes curriculares para as duas áreas, são: língua portuguesa, arte, educação física, filosofia, sociologia, matemática, história, geografia e pedagogia, com exceção de sociologia, que é somente para os estudantes. As vagas são ofertadas para os campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão.

Residentes

Entre os requisitos para a seleção de residentes, o candidato deve ser estudante da Ufal matriculado em algum curso de licenciatura na área para a qual se destina a vaga; possuir bom desempenho acadêmico e ter cursado 50% do curso, ou estar matriculado entre o 5º e 8º período.

Para efetuar a inscrição, é necessário enviar por e-mail os seguintes documentos: formulário devidamente preenchido; comprovante de matrícula do semestre atual; histórico escolar analítico; cópia da carteira de identidade e CPF; carta de intenções sobre a participação no programa; currículo da Plataforma Freire; e cópia do comprovante da conta corrente. Os endereços eletrônicos são específicos para cada área e podem ser consultados no edital.

Confira aqui o edital de residentes

Preceptores

Para os candidatos às vagas de preceptor, primeiro é necessário verificar as escolas participantes e cadastradas na Plataforma Freire. Outros requisitos são: possuir licenciatura na disciplina que corresponda ao componente curricular; estar em exercício; e possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica.

Os documentos necessários são: cópia do CPF e comprovantes de situação cadastral do mesmo; de quitação eleitoral; de residência e de conta bancária corrente, preferencialmente do Banco do Brasil, ou Caixa Econômica Federal; currículo da Plataforma Freire; e declaração da direção da escola comprovando o exercício efetivo do cargo de professor.

Confira aqui o edital de preceptores

Resultados

O processo seletivo ocorrerá no dia 28 de setembro, e os candidatos serão informados através de e-mail. O resultado final será divulgado no dia 1º do mês subsequente, e também será disponibilizado no site da Ufal.