Primeiro seminário do Enade 2018 visa ampliar diálogo sobre o exame

O evento irá se repetir na quarta-feira, 5 de setembro
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
22/08/2018 10h20 - Atualizado em 03/09/2018 às 12h19
Professora Luciana Santa Rita, da Feac. Foto: Pedro Ivon

Professora Luciana Santa Rita, da Feac. Foto: Pedro Ivon

Foi realizado, na manhã da terça-feira (21 de agosto), no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) um seminário para falar sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Com o tema Conceituações, bases legais e práticas e promovido pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) em parceria com o Programa de Formação Docente (Proford), o evento teve como palestrante a professora Luciana Santa Rita, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). 

“O objetivo é ampliar o diálogo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que acontece a cada três anos num conjunto de cursos”, explicou Jusciney Carvalho, procuradora Educacional Institucional, sobre o seminário. A professora também disse que espera mais público e que os estudantes se interessem e participem. “É importantíssima essa adesão, porque a gente consegue ter uma ampliação de diálogo sobre o Enade”, reforçou. 

A palestra da professora Luciana Santa Rita apresentou um panorama do exame, desde os seus objetivos até as suas provas, tendo integrantes da comunidade acadêmica como público. “O Enade não tem o objetivo de buscar notas”, falou, se referindo aos que pensam que o exame serve apenas para classificar determinadas instituições e estudantes. “A gente espera que esse seminário sirva para estimular o entendimento sobre o exame, qual a importância dele na constituição do Conceito Preliminar de Cursos, já que o Enade constitui 70% da nota do CPC”, disse Jusciney. 

Na Ufal, 1365 estudantes concluintes estão inscritos. O próximo seminário no Campus A.C. Simões será nos dias 5 de setembro, às 18h. Já no Campus Arapiraca, será dia 13 de setembro, às 8 h. Confira o calendário completo no anexo, incluindo os dias e horários do evento nos campi fora de sede.