Estudantes promovem 18ª edição da Semana de Comunicação

Evento será realizado de 19 a 22 de junho no prédio do curso de Comunicação Social
Por Deriky Pereira – jornalista colaborador e Luís Otávio – estudante de Jornalismo
13/06/2018 09h19
Arte de divulgação

Estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se preparam para a 18ª edição da Semana dos Estudantes de Comunicação (Secom). Este ano, o evento tem como tema A Complexidade da comunicação em rede e seus Impactos na sociedade e já está com inscrições abertas, que podem ser feitas clicando aqui.

O evento, que já é uma tradição do curso, tem como objetivo receber os calouros com palestras, grupos de discussão, oficinas e programação cultural. Além disso, busca situar os alunos recém-chegados das funcionalidades e oportunidades oferecidas pela Universidade e da atual conjuntura e desafios da profissão”, explicam os organizadores desta edição.

Serão realizadas palestras com professores e profissionais da área durante os três dias de evento. “O tema escolhido para a edição deste ano busca esclarecer e debater os desafios que o comunicador enfrenta em plena era digital, assim como abordar os atuais meios alternativos de produzir e de administrar a informação”, complementa a comissão organizadora.

A estimativa é que cerca de 300 a 400 pessoas compareçam ao evento, entre calouros, veteranos e estudantes de outras faculdades e demais cursos da Ufal. A inscrição para calouros é gratuita. Para saber mais, acesse o site do evento ou siga pelo Facebook.

Programação variada

A 18ª Semana de Comunicação terá início na terça-feira (19), às 14h30, com a apresentação dos cursos e recepção dos novos alunos por meio de palestras com os coordenadores e a diretoria do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).

O segundo dia de programação (20) é destinado à realização de Grupos de Discussão e palestras rápidas. Já o dia 21 é voltado à prática, com a realização de oficinas e debates em mesas redondas.

Concluindo os quatro dias, a Secom encerra no dia 22 com uma programação especial que irá contar com apresentação cultural regional e a tradicional Melação dos Calouros, com o momento recreativo, cortes de cabelo, raspagem de sobrancelhas e uma comemoração final com som ambiente.

Temas em pauta

Do impacto causado pelas fake news ao papel que os digital influencers exercem na sociedade, passando pelos conceitos de marketing digital e oficinas de fotografia em smartphone e radiojornalismo, as atividades promovidas têm como propósito oferecer aos calouros uma visão atualizada da profissão e das principais tendências e demandas do mercado de trabalho.

“Os debates também visam promover uma reflexão do papel do comunicador no contexto de crise e do poder que a comunicação exerce na política, sociedade e cultura, regional e nacionalmente falando”, explicam os membros da comissão Organizadora da Secom.

A proposta desta edição do evento também vai além da formação técnica do estudante e busca levar as questões referentes às lutas das minorias (de gênero, étnicas, raciais e sexuais), à realidade e vivência dos alunos, com conversas e informativos nos Grupos de Discussão de combate às opressões.

“Sendo a Universidade um espaço de constante troca e interação sociocultural, tal iniciativa mostra-se fundamental no estímulo a conscientização do jovem acadêmico sobre seu lugar no mundo, o respeito às diferenças e identidades, e incentivo e reconhecimento do papel que o debate e o aprendizado possuem em sua trajetória pessoal e profissional”, dizem os organizadores.

O quê: 18ª Semana de Comunicação (Secom).

Quando: De 19 a 22 de junho.

Onde: Departamento de Comunicação Social (COS), bloco 21, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Horário: A partir das 14h30.