Cuidado e integração: Ufal ganha mais 36 mudas na Calourada Verde

Ação faz parte da recepção e acolhimento dos novos ingressantes da Ufal
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
21/06/2018 09h13
Alunos trabalham juntos na plantação de mudas

Seguindo a programação de recepção dos calouros, a Gestão da Ufal promoveu, nesta quarta-feira (20), no Campus A.C. Simões, a Calourada Verde, momento em que os estudantes podem plantar árvores em diversos locais da própria Universidade. Na ação, estavam presentes a pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, e representantes de centros acadêmicos, que participaram do plantio das mudas.

O local escolhido foi a avenida lateral que dá acesso à Faculdade de Letras (Fale), ao Instituto de Psicologia (IP), e outros blocos. Além de arborizar o espaço, a Calourada Verde tem o objetivo de conscientizar para a importância do cuidado com a Universidade e o meio ambiente, e permitiu a integração dos estudantes ao trabalharem juntos na plantação.

Daniel Araújo, gerente de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura da Ufal (Sinfra), explica que o estudo paisagístico do local escolhido já existia, mas foi aproveitado o momento da ação para colocá-lo em prática. Foram plantadas 31 árvores, destas, 16 de Uricuri, palmeira de médio porte e que seu fruto alimenta as aves; e 15 de Craibeira, árvore símbolo de Alagoas que embeleza quando está em época de floração. As espécies não foram escolhidas por acaso, elas são nativas da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, tiveram suas mudas feitas no Centro de Referência de Áreas Degradadas (Crad), e passaram por uma análise para adequação ao local.

Esse tipo de calourada já faz parte das ações de recepção dos ingressantes na Ufal depois da ideia do estudante de Medicina Alex Omari, que em 2014 foi ao Arboreto e solicitou algumas mudas de plantas nativas para plantar na Faculdade de Medicina (Famed). “Sou de Santa Catarina, e ao longo de minha trajetória da graduação criei um laço muito grande com a Ufal. Fazer ações como esta e defender a Universidade é muito importante, pois aqui é como se fosse nossa casa”, explica o graduando.

Além do estudante do sexto período, a quantidade de calouros de Medicina chamava a atenção, todos foram convocados pelo Centro Acadêmico Sebastião da Hora (Cash). “Programamos atividades aos novos estudantes como a Calourada Verde, pois além de conscientizar e colaborar com a preservação ambiental, saímos um pouco daquela rotina de ficarmos em uma sala de aula fechada com um palestrante, assim podemos interagir com outros estudantes, abraçando o campus inteiro”, destacam os representantes do Cash, Gustavo Lopes, Iva Ariana e Rodrigo Paranhos.

Aos alunos que não puderam participar da Calourada Verde, Daniel explica que as árvores recém plantadas precisarão ser regadas, além de outros serviços de manutenção, o estudante que tiver interesse em ajudar de alguma maneira, pode se dirigir à Sinfra ou ao Arboreto e solicitar qualquer tipo de auxílio para esta e outras tarefas semelhantes. Além disso, as ações de recepção e acolhimento continuam por toda a Ufal, para obter mais informações, consultar sua unidade ou centro acadêmico.