Evento discute o mercado de trabalho e saúde mental dos estudantes

Atividades foram promovidas por alunos Comunicação Social da Ufal
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
10/12/2018 11h01 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h58
O psicólogo da Proest, Everton Calado, foi um dos convidados para palestrar no 1º Intagra Ufal

Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas realizaram, na última quinta (6) e sexta-feira (7), o 1º Integra Ufal. O evento, organizado em parceria entre a empresa júnior Comunica-se e o Coletivo Plural, contou com palestras de diversos profissionais e discutiu o desenvolvimento atual do mercado de trabalho e a saúde mental dos alunos dentro da universidade.

“A gente pensou esse evento para os estudantes, principalmente os de Comunicação, para falar sobre o mercado de trabalho alagoano na nossa área, e sobre a saúde mental dos acadêmicos, porque são pautas que, pelo menos aqui no nosso bloco, são recorrentes. A gente tem um número grande de estudantes que estão com a saúde mental meio abalada por causa da pressão que existe e também a gente tem escutado muitas dúvidas sobre o nosso mercado atual. Por isso, a gente resolveu englobar tudo isso”, explicou Marhia Beatriz, presidente da empresa Jr Comunica-se e coordenadora geral do Coletivo Plural.

Dentre os palestrantes convidados estiveram Manoel Pinto e Viviane Santos, publicitários da agência Vinte20; o responsável pela página Empregos AL, David Nascimento; e os psicólogos Everton Calado e Elfrida Gregório. No segundo dia, alunos do ensino médio também foram participar do evento como ouvintes.

“Bem-estar emocional não é sorte, não é acaso, não é sorteio e nem é genética. O que contribui para que a pessoa seja saudável emocionalmente é a escolha, algo pelo qual se preza, se busca, se trabalha. A saúde é um produto, que tem consequências e resultado, e tem muito a ver com a vida com a gente leva. A gente se preocupa muito com o corpo, com a vaidade, mas não cuidamos da mente como cuidamos do corpo. Está na hora de começarmos a nos preocupar com a saúde mental. É necessário”, alerta um dos palestrantes, o psicólogo da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Everton Calado.