Trabalho sobre falta de verbas para educação é premiado

Estudante da Ufal assinou matéria vencedora no Prêmio Braskem de Jornalismo
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
21/11/2018 13h40 - Atualizado em 21/11/2018 às 16h20
Henrique Interaminense recebeu troféu Freitas Neto. Foto: Reprodução da Internet

O troféu Freitas Neto, categoria Estudante do Prêmio  Braskem de Jornalismo, foi entregue na noite do último sábado (17) a um aluno da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Henrique Interaminense escreveu a matéria Analfabetismo em Alagoas – Escolas sem verbas, sonhos roubados e conseguiu sair vencedor do prêmio.

“O prêmio significa para mim o reconhecimento do esforço que fiz para chamar a atenção para o tema tão relevante que é o analfabetismo no estado de Alagoas”, afirmou Henrique. Segundo ele, o analfabetismo é causado pela falta de políticas públicas eficientes ao longo do tempo, além do descaso dos governos com a oferta de ensino de qualidade. “O desvio de verbas é, hoje, o principal motivo para tanto atraso na educação, o que dificulta o acesso de crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura”, ressaltou.

Henrique também falou que o prêmio representa toda a sua trajetória no curso de Jornalismo da Ufal. Além dele, também conquistaram o troféu Freitas Neto os estudantes do Centro Universitário Tiradentes, George de Meira e Ana Clara, com a matéria Ensinar a resistir: como a Wassu Cocal.

Nessa categoria, ainda foram finalistas as matérias Série de reportagem: mistos em Alagoas, de Wendell Cavalcante e Clara Cataldo e Diagramação do Jornal Laboratório Ecos - edição de julho, por Beatriz Carvalho, Ana Carolina de Lima e Paula Emanuelly de Araújo, todos estudantes da Ufal.