Alunos de Design fazem visita técnica e oficina de xilogravuras

A iniciativa foi para aprofundar a aprendizagem de design mobiliário e gráfico
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
10/10/2018 09h53 - Atualizado em 10/10/2018 às 09h54
Estudantes participaram de oficina de xilogravura

Os alunos do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, no final de setembro, uma visita técnica em Gravatá e Bezerros, no estado de Pernambuco. As atividades foram acompanhadas pela professora Thaisa Sampaio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Os estudantes puderam visitar um produtor de móveis local e o Memorial J. Borges.

Foram 18 estudantes do 6º período. “Foi um momento de grande aprendizado para nossos alunos”, disse a docente que acompanhou as visitas. De acordo com Sampaio a viagem serviu para um aprofundamento maior na aprendizagem de design de mobiliário e gráfico.

Os estudantes visitaram o moveleiro que utiliza somente o apelido de Pica-Pau, para verificar detalhes da fabricação de móveis. Pica-Pau já tem mais de 30 anos de experiência na área de produção de mobiliário e desenvolve peças com uma configuração original. No mesmo dia eles participaram de uma oficina de xilogravuras no Memorial J. Borges. “Os alunos puderam aprender, na prática, como fazer uma xilogravura, desde a produção da matriz até a impressão”, contou a professora.

Já nas atividades do último dia de viagem os discentes puderam observar a técnica de esculpir placas de madeira, desenhando sobre ela e escavando o desenho em seguida. Após isso, eles reproduziram a técnica em papel canson.