Seminário na Ufal debate Linguagem e Cognição

Evento será nos dias 10 e 11 de agosto no Campus A. C. Simões

31/07/2017 16h49 - Atualizado em 01/08/2017 às 17h50

Diana Monteiro - jornalista

Está definida para os dias 10 e 11 de agosto a 5ª edição do Seminário Interno de Linguagem e Cognição (SILC) que vai trazer para Maceió o renomado pesquisador Otávio Bueno, da University of Miami (EUA). O evento tem como local o auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), da Universidade Federal de Alagoas e é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição do Curso de Filosofia da instituição.

O pesquisador vem ao Brasil para o tradicional evento Principia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e aceitou convite para fazer duas apresentações no seminário alagoano. Conforme a programação, durante os dois dias o seminário terá início às 18 horas e está assim definido: dia 11 de agosto, enfocará Lógica e Metafísica e no dia 12, Pluralismo Lógico e Modalidade.

Segundo os organizadores, a edição deste ano objetiva aglutinar esforços de docentes e discentes da área de Filosofia Analítica (pensada de maneira larga) para a consolidação da cultura de pesquisa em Filosofia em Maceió e para ampliação das pesquisas acadêmicas na Graduação em Filosofia e na Especialização em Filosofia Contemporânea. Objetiva ainda, servir como estímulo à abertura de um mestrado acadêmico em Filosofia na Ufal.

Os professores Marcos Silva, Marcus José Alves de Souza e Mawwell Morais de Lima Filho, organizadores do eminário, sobre o enfoque da temática destacam que que as discussões a respeito da natureza e limites da linguagem e a sua relação com o conhecimento, a mente, a metafísíca, a percepção da realidade e a cognição humana são articulados com os avanços teóricos e práticos sobre inteligência artificial, procedimentos de prova e de sistemas formais. E acrescentam:

“Entende-se que estes são pontos centrais para qualquer investigação sobre temas de filosofia contemporânea, mas não restritos a este período, a respeito de linguagem e cognição. O SILC representa um dos fóruns em Alagoas, Brasil, onde estes temas e problemas correlatos são desenvolvidos com discussões públicas e qualificadas em Filosofia. enfatizam.

Temáticas abordadas

Quanto ao tema Lógica e Metafísica, como dizem os organizadores, são examinadas algumas conexões entre lógica e metafísica, indicando as pressuposições metafísicas da lógica clássica relativamente à identidade, existência, domínios (de interpretação), inconsistência, indeterminação e quantificação. Enfatizam que a ideia de um neutralismo lógico, defendida por Carnap, segundo a qual a lógica não possui compromissos metafísicos, é discutida criticamente. Ainda que na versão carnapiana essa doutrina não possa ser mantida, sugiro uma forma de defendê-la - ao menos em parte.

Tratando sobre o pluralista lógico, há uma variedade de lógicas distintas que proporcionam relações adequadas de consequência lógica. Segundo os organizadores, há a comparação das duas versões dessa doutrina, uma formulada, na teoria de modelos, em termos de casos, e outra formulada, numa concepção modalista, em termos de domínios. Defende-se a segunda com o argumento de que o emprego de uma noção primitiva de modalidade oferece uma forma estável de pluralismo lógico apropriada a uma versão empirista da lógica.

A programação do Silc é gratuita e toda comunidade acadêmica é convidada a participar. Clique aqui para conferir.