Estudante de Engenharia da Computação é premiado em congresso da SBC

‘Jardineiro Inteligente’ foi um dos três projetos vencedores da competição proposta pelo fórum científico do evento

28/07/2017 15h14 - Atualizado em 22/11/2021 às 08h56
Além de Bruno, alunos da UFPI e FURG participaram da equipe

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Com o projeto denominado Jardineiro Inteligente, Bruno Georgevich, aluno do 7º período de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), juntamente com sua equipe, foi um dos três premiados no Hackathon proposto pelo Seminário Integrado de Software e Hardware 2017 (Semish), que aconteceu no 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

Segundo Bruno, o projeto apresentado pela equipe buscava aplicar as técnicas e métodos de evapotranspiração e associá-las a um sistema de bombeamento de águas, permitindo um controle melhor da irrigação de uma cultura de planta, o que evitaria o desperdício de água e energia elétrica. O estudante contou que a ideia surgiu com a união das temáticas dos projetos de pesquisa de todos os alunos que compunham a equipe: “Nós tivemos bastante afinidade, principalmente pelo fato de que eles estudavam, em suas devidas universidades, a mesma temática que eu: técnicas de melhoria do Agronegócio”, declarou. De acordo com o estudante, as técnicas propostas para o projeto já eram estudadas por ele, juntamente com o professor Davi Bibiano do Instituto de Computação (IC) e componentes do Centro de Inovação Edge da Ufal.

Além de Georgevich, a equipe era composta por Antônio Sousa e Edson Damasceno, ambos graduandos do 7º período de Sistemas de Informação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Jonatas Duarte, estudante do 9º período de Engenharia de Automação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Satisfeito com o resultado obtido, o aluno demostrou gratidão pelo apoio que encontrou na Universidade. De acordo com ele, ser bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) permitiu um contato maior com o mundo científico e aprofundamento em determinadas áreas de conhecimento. “Aqui na Ufal nós temos professores muito bons e uma ótima infraestrutura de laboratórios, o que me permitiu adquirir experiência e conhecimento suficiente para chegar a ser um dos premiados. Devo esse prêmio aos meus professores e colegas de Instituto, que sempre estiveram presentes para me apoiar e incentivar”, afirmou.

Na edição deste ano, o CSBC aconteceu em São Paulo, com o tema: “Computação para tudo e tod*s", com o objetivo de que pesquisadores pudessem apresentar seus trabalhos acerca da temática do congresso, envolvendo também Software e Hardware, além de permitir que os alunos se atualizassem sobre as tendências da área. O estudante de Engenharia, enfatizou a alegria de se destacar em um evento desse nível: “A sensação é revigorante. Ao descobrir que eu ganhei, eu senti que todos os dias de dedicação e estudo valeram muito a pena. É uma sensação sem igual, principalmente quando se compete contra universidades titãs”, declarou.