Estudantes do curso de Jornalismo desenvolvem ensaios fotográficos

Trabalhos foram orientados pela professora Janayna Ávila, durante a disciplina Comunicação e Cultura Visual 2

07/07/2016 09h25 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Ensaio 'Casebres', do aluno Moraes Júnior

Ensaio 'Casebres', do aluno Moraes Júnior

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob orientação da professora Janayna Ávila, desenvolveram ensaios fotográficos durante a disciplina Comunicação e Cultura Visual 2. Os ensaios, propostos pelos alunos, fazem parte do modelo adotado pela professora que resultam em grande harmonia com os conceitos vistos nas aulas. O objetivo era produzir ensaios dedicados a aspectos mais formais do que de conteúdo.

A disciplina trata de temas fundamentais, entre os quais estão a iniciação à linguagem fotográfica, a leitura de imagens, a composição fotográfica, a relação entre cultura visual e mediação comunicacional, além da importância da fotografia para a cultura visual. Dessa forma, os estudantes conseguem assimilar o conteúdo por meio dos trabalhos que são desenvolvidos.

"Considero fundamental que a reflexão sobre a relação entre comunicação e cultura visual seja feita também no âmbito da sua própria produção de imagens. Só assim é possível entrar em contato com aspectos muito específicos dessa relação entre o fotógrafo e o mundo fotografado. Às vezes é uma relação muito tranquila, às vezes não é. É preciso desenvolver nos alunos a sensibilidade para perceber isso, sobretudo para a prática jornalística, que hoje demanda, mais do que nunca, imagens", explicou a professora Janayna.  

Foram produzidos 16 ensaios no total, e, posteriormente, publicados na editoria de fotografia da agência Labium, coordenada pelo professor Silvaldo Pereira. A professora enxerga essa parceria como um grande espaço para a produção dos estudantes. "A agência Labium tem sido uma excelente parceira e um canal importante de publicação para a produção dos alunos. É uma iniciativa muito positiva do professor Sivaldo Pereira, a quem agradeço a parceria e a atenção de sempre. Essa é a primeira vez que publicamos os ensaios fotográficos, em outras vezes preferi fazer exposições da produção", ressaltou. 

As atividades realizadas durante a disciplina contribuem de forma bastante positiva para a evolução de cada estudante. São trabalhadas reflexões e práticas na cultura imagética, sobretudo da fotografia. Os estudantes passam pela etapa de planejamento dos ensaios, onde cada um apresenta seus temas que são avaliados, conversados, remodelados (em alguns casos) e, enfim, executados. 

O resultado de todo esse esforço pode ser evidenciado na satisfação dos alunos e em suas produções. "Além de trazer mais conhecimento, a disciplina me ajudou a reconhecer aspectos culturais da minha cidade e perceber que eu também posso acrescentar a isso, através da fotografia. Foi interessante estudar ensaios e toda a bagagem que a proposta deles traziam", destacou a estudante Vitória de Alencar.

A escolha pelo título Maceió Sense para o seu ensaio foi pontual. "Eu escolhi esse título pela semelhança com ‘maceioense’ e também porque o meu ensaio aborda justamente algo que é natural de Maceió, a memória arquitetônica do centro da cidade. Sempre me inquietou muito a maneira como a população e o poder público parecem não se importar com os sobrados e edifícios antigos desse bairro, e de outros também, permitindo que as fachadas sejam modificadas", completou Vitória.  

A escolha do estudante Moraes Júnior também não foi por acaso, seguiu a essência da fotografia em contar histórias por meio de cada imagem. "A disciplina me ajudou a treinar o olhar, a espiar o mundo a minha volta com mais acuidade. O ensaio Casebres foi uma escolha de caráter afetivo. A simplicidade do objeto e o ar bucólico do meio me remetem ao interior onde nasci. Assim, entendi que seria mais fácil lançar um olhar sobre algo com o qual me sinto familiarizado", contou. 

A professora, sempre muito ligada aos estudantes, não esconde sua satisfação em contemplar a evolução de cada um. "É muito gratificante ver um caminho se formando, as ideias sobre imagem irem amadurecendo, verbalizadas nos debates, nos comentários feitos por todos. Aprendo muito nesse processo", finalizou Janayna. 

Confira aqui todos os ensaios