Estudantes de Comunicação participam do Intercom

Evento regional contará ainda com três professores da Universidade

05/07/2016 13h25 - Atualizado em 07/07/2016 às 10h24
Alunos de Comunicação vão participar do Intercom 2016

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A partir da próxima quinta-feira, 7 de julho, até o sábado (9), 30 estudantes de Comunicação Social da Ufal e três professores do curso, estarão participando do Intercom, congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Este ano em Caruaru – PE, o evento deve debater diversos temas ligados à área e é uma oportunidade de alunos e professores trocarem experiências.

Segundo a estudante Livia Enders, por ser um congresso de nível regional, apresentar trabalho no Intercom oferece uma troca de experiência e conhecimento entre os professores, acadêmicos e pesquisadores da comunicação. “A divulgação de nossas pesquisas é importante para saber o que se tem estudado em outras instituições do Nordeste, para que possamos levar nossos conteúdos e trazer na bagagem novas linhas de pensamento acerca da comunicação”, explica Lívia, que teve um artigo aprovado para o Intercom Júnior.

O artigo foi construído em dupla com a recém-graduada em Relações Públicas e discente de jornalismo, Bárbara Isis. A pesquisa, orientada pelo professor Amilton de Oliveira, retrata a midiatização e a ética familiar no Reality Show Big Brother Brasil. “Nesse sentido, utilizamos como objeto de análise a ‘bigbrothense’ Ana Paula Renault”, conta Lívia.

Ela também foi aprovada em outra categoria, com um paper inscrito na Expocom, este, individualmente. “A pesquisa é um aplicativo da teoria da Janela de Johari, orientada pela professora Sandra Nunes. Esse aplicativo é um questionário que possibilita ao usuário ter conhecimento sobre a posição da teoria da Janela de Johari o mesmo se encontra após respondê-lo. Essa posição serve para que, nas empresas, o profissional de Relações Públicas encontre os eventuais problemas de relacionamento interpessoal. Meu trabalho está concorrendo à premiação na categoria Produto de Comunicação Institucional Digital e, somente no último dia do congresso saberemos o resultado” diz.

O evento

Anualmente, o Intercom promove encontros regionais e encontro nacional para discutir as abordagens mais relevantes e tendências da comunicação. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3.500 pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.