Inscrições abertas para seleção de bolsas-auxílio do Programa PEC-G

Bolsa no valor de R$ 622,00 terá duração de seis meses com possibilidade de prorrogação

01/07/2016 14h32 - Atualizado em 05/07/2016 às 11h51

Diana Monteiro - jornalista

Estão abertas, até o dia 28 de agosto, as inscrições para a seleção de bolsa-auxílio do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) que tem como público-alvo estudantes participantes do Programa Estudante - Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal de Alagoas.

O Programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e internacionais. É desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e de Educação, em parceria com universidades públicas (federais e estaduais) e particulares.

O PEC-G seleciona estrangeiros, preferencialmente inseridos em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem,  com ensino médio completo para realizar estudos de graduação no país.

Bolsas e critérios de seleção

Conforme edital, o programa destina 16 bolsas, no valor de R$ 622,00, terá duração de seis meses, podendo haver prorrogação e o pagamento do auxílio será referente ao segundo semestre de 2016. Poderão se inscrever na seleção estudantes integrante do convênio, devidamente matriculados (matrícula institucional e acadêmica, quando couber) e com frequência regular na instituição, no período anterior e no semestre de realização da seleção.

Os critérios exigidos para participar na seleção são: situação do visto do aluno junto à Polícia Federal, mediante análise do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) atualizado ou do protocolo de prorrogação de visto junto ao referido órgão do Ministério da Justiça (MJ); rendimento acadêmico medido por meio do coeficiente de rendimento acumulado; análise da condição socioeconômica, feita com base em critérios estabelecidos pela Ufal.

Ainda há a exigência para a seleção frequência escolar do aluno; índice de desenvolvimento humano do país de origem; e envolvimento do aluno em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o curso de graduação, em que pesem, preferencialmente, as contribuições do contexto cultural e social do país de origem.

As inscrições, com documentação em envelope fechado, têm como local a secretaria da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), prédio da Reitoria, das 9h às 17h, até o dia 8 de agosto. Informações para participação da seleção no link.