Feira de orgânicos da Ufal une saúde e desenvolvimento sustentável

Produtores de assentamentos próximos ao Campus comemoram a fidelização dos consumidores

09/05/2016 14h26 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Produtores trazem orgânicos à Ufal toda semana

Fabyana Lelis e Betânia Fernandes – acadêmicas de nutrição

Há dois anos agricultores e familiares assentados da reforma agrária nos municípios de Branquinha e Murici, realizam semanalmente a feira orgânica dentro do Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. Segundo eles, o trabalho desenvolvido juntamente com os agricultores, tem possibilitado a comunidade acadêmica o acesso à alimentos de qualidade por um preço justo, além de colaborar com o fortalecimento dos agricultores familiares que produzem com base agroecológica, estimulando o desenvolvimento regional sustentável.

“Já ficamos esperando ver alguns rostinhos toda semana, até nos preocupamos quando alguns clientes faltam”, conta a produtora e comerciante Maria Rita Rosa, falando da fidelidade dos consumidores. Atualmente, com a crescente procura por uma alimentação mais natural, livre dos malefícios que comprometem a saúde humana, a feira vem contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das pessoas que frequentam a Universidade e os moradores das proximidades.

Os produtos comercializados são expostos em quitandas com grande variedade de mercadorias, entre as quais, estão frutas, hortaliças, tubérculos, bolos, tapioca, doces de frutas regionais, ovos caipiras e peixes. Os preços variam de acordo a estação. “Os clientes dizem que os preços são bons porque são alimentos orgânicos e são mais baratos que nos supermercados”, garantiu a produtora. A feira é uma iniciativa do projeto de Extensão Universitária “Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia”, coordenado pela professora Maria Alice Araújo de Oliveira da Faculdade de Nutrição.

Produção de orgânicos

As quatro famílias que participam da comercialização de orgânicos na Universidade fazem parte de um cadastro realizado pela Comissão de Produção de Orgânicos. Desta forma, toda a produção agropecuária destas famílias pode ser comercializada em feiras livres como produtos orgânicos. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), alimento orgânico é aquele cultivado em ambiente com sustentabilidade social, ambiental e econômica, e que valoriza a cultura das comunidades rurais.

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. Seu cultivo busca o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças, impedindo a disseminação de doenças. Ainda de acordo com o ministério, nem todo alimento produzido sem agrotóxico pode ser considerado orgânico, pois ele precisa sair de um sistema agropecuário sustentável, incluindo a venda direta do agricultor familiar ao consumidor, pois assim cria-se uma relação de confiança entre os mesmos.

Feira Orgânica da Ufal

Quando? Todas às quartas-feiras