Estudantes realizam 2ª Jornada Científica de Enfermagem

Evento tem como foco apresentação de TCCs

02/05/2016 14h49 - Atualizado em 03/05/2016 às 12h14
Professora Laís Costa abriu a Jornada.

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

Teve início nesta segunda-feira (2), a 2ª edição da Jornada Científica de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento acontece no auditório Vera Rocha, com o tema Enfermagem na Integralidade da Atenção em Saúde, Perspectivas e Avanços, e vai até amanhã (3), buscando debater os novos desafios da profissão, abrindo um espaço para os graduandos apresentarem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Os alunos do 8º período organizam o evento com o intuito de poder conhecer as pesquisas dos colegas que estão em período de conclusão. Uma das coordenadoras, a aluna Cynthia Albuquerque, acredita que o evento ajuda na atualização do futuro profissional. “Em nosso curso, é obrigatório ter apresentação do TCC em um evento; organizamos a Jornada para criar esse espaço, mas também abrimos para apresentação de trabalhos externos da Ufal e de outras universidades”, explicou.

A palestra de abertura foi conduzida pela professora Laís Costa, dedicada a mostrar como a profissão deve ser exercida em uma visão integral do paciente e do dever social que o enfermeiro carrega.  De acordo com a docente o foco do trabalho da enfermagem é o cuidado. “Falar da integralidade, é falar um pouco da natureza da profissão. A gente não consegue cuidar do outro sem enxerga-lo integralmente, sem pensar que ele é dividido em partes. Fizemos a discussão de qual é o papel do enfermeiro nesse processo, que é garantir essa assistência de qualidade integral ao usuário” disse.

Quem ainda não se inscreveu poderá participar do evento; basta comparecer no auditório Vera Rocha (antigo auditório do Csau) no período da manhã e realizar o credenciamento. Outras informações podem ser obtidas na página da Jornada.