Estudantes de Medicina lançam segunda edição da Revista Neurogenesis

Revista online consiste num espaço de informação conectada à dinâmica acadêmica do curso

06/05/2016 14h49 - Atualizado em 18/05/2016 às 16h08
Capa da 2ª edição da Revista

Diana Monteiro - jornalista

Com o objetivo de unir e apresentar à comunidade acadêmica informação e cultura, além da tríade do conhecimento ensino, pesquisa e extensão, já está disponível a segunda edição da Revista NeuroGenesis elaborada por uma equipe de 20 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. A revista, de publicação trimestral, tem como foco os assuntos acadêmicos de interesse de seu público-alvo e os relacionados à futura atuação profissional na área.

A acadêmica e editora-executiva da revista, Bruna Pereira, reforça que a segunda edição traz assuntos como o que trata sobre a escolha que permeia a cabeça de todo aluno de medicina, antes mesmo de entrar na faculdade: que especialidade seguir ?. “Consideramos fundamental para cada estudante, seja ele um futuro médico ou não, apropriar-se da realidade por trás da faculdade que nos rodeia, estar antenado sobre as mudanças propostas dentro do nosso curso e ter senso crítico para discernir o que há de novo, tendo como base o conhecimento sobre o processo histórico que o levou até ali”, frisa.

Bruna acrescenta que a revista objetiva também mostrar um panorama das possibilidades que os alunos do curso podem ter e dos possíveis desafios que enfrentarão. “Nas demais seções, versamos também pelas doenças negligenciadas e sobre a história e vida de Nise da Silveira. Além disso, buscamos mostrar o ponto de vista dos doutorandos sobre a atuação do acadêmico no internato e a experiência dos estudantes advindos de outras culturas sobre o curso e a vida no nosso país”, disse.

Segunda edição

A revista foi criada no final de 2015 pelos alunos Attie Dalboni, Bruna Pereira, Elka Santos e Filipe Agra, da Faculdade de Medicina (Famed) e teve o primeiro número lançado em janeiro deste ano. Entre os artigos da segunda edição estão: Por trás da formação médica; Por que ensinar gênero e sexualidade nas faculdades de Medicina?; Muito mais da formação médica; Doenças negligenciadas: Por quem?; e Nise da Silveira: uma vida transformada em luta, cultura e arte.

Acreditamos que a pluralidade de ideias transforma nossa maneira de enxergar as coisas, dando chance para o que há de novo e expandindo nosso conhecimento. É com sentimento de gratidão, pela receptividade, ideias e acolhimento, que lançamos essa segunda edição. Agradecemos pela aceitação e interesse da comunidade acadêmica. Ainda há muito mais por vir”, enfatizou a editora-executiva, Bruna Pereira.

Equipe atual

A seleção para os redatores da revista é realizada anualmente e os responsáveis pela segunda edição são os seguintes: Ana Carolina Rocha de Jesus, Ana Letícia Amorim de Albuquerque, Arthur Moacir Costa Sampaio Batinga, Attie Dalboni França, Bruna Gomes Pereira, Cleide de Sousa Araújo, Elka Karollyne Alves Santos, Fillipe Agra de Oliveira Cosme, Ingrid Karoline Freitas Guedes Lins, Jaílton Graça da Costa, Jardel Barroso Dias Batista, Jonas Augusto França Santos, José Ednis Barbosa de Oliveira, Kelvyn Melo Vital, Lucas Emanuel Santos Costa, Matheus de Oliveira Veras, Mirna de Araújo Costa, Pedro Braz de Lucena Neto, Suzanna Tamy Viana Matos e Thaís Pithan Zorzo.

Mais informações e acesso aos artigos no site ou no Facebook, onde é possível baixar o exemplar da revista.