Talento e criatividade marcam trajetória de bolsista da Edufal

Steiner Antonie deixa a Editora da Edufal após quatro anos de muita criação e compromisso com a arte editorial

06/05/2016 14h47 - Atualizado em 11/05/2016 às 15h19
Steiner Antonie, estudante da Ufal

Márcia Alencar – jornalista

O ambiente da sede da Edufal no prédio do CIC no Campus A.C. Simões é leve, colorido, conceitual e cheio de significados artísticos, graças ao talento e formação do publicitário e estudante de Design da Ufal, Steiner Antonie, que foi muito além de suas criações editoriais nos quatro anos como bolsista da Editora Universitária (Edufal).

São três intervenções feitas nas divisórias de madeira do mezanino do prédio. “O Pequeno Príncipe, que levanta bons sentimentos ao ser olhado, a Sexualidade, mostrando que a leitura não tem sexo, nem idade e nem classe social e a questão racial, onde há o destaque para o negro e o universo do livro, transformando a monotonia do ambiente”, destaca o estudante.

No universo dos livros, Steiner foi a pessoa certa no lugar certo para pôr em prática toda sua bagagem e conhecimento em artes gráficas, adquiridos desde a adolescência em Vitória do Espirito Santo, onde nasceu, e Curitiba, lugar onde passou a maior parte de seus 27 anos.

Foram mais de 200 capas de livros já lançados nas bienais e em vários eventos que enriqueceram meu mundo. Devo tudo a Edufal e a sua equipe acolhedora e incentivadora”, diz ele, fazendo um agradecimento especial à ex-diretora Stela Lameiras, à bibliotecária Fernanda Lins e à boa parceria com Diva Souza e Sebastião Medeiros.

Inquieto e ávido por desafios desde sempre, o capixaba veio para Alagoas aprovado no Enem em 2012 para a terceira turma do curso de Design da Ufal. “Me atraiu por ser complexo e amplo, com as três áreas: gráfico, produtos e ambiente, um dos poucos do país”, relata. Aqui encontrou o que precisava para crescer e apesar de um curso iniciante, com muitas carências, destaca o empenho dos professores na busca por qualidade e oportunidades para seus alunos.

Seu portfólio é muito rico e encantador e vai muito além de capas de livros e editoração em geral, passando por projetos prediais, catálogo de roupas infantis, manuais de identidade visual, mídias sociais e mais e mais. Veja sua página no Facebook e conheça parte de seus trabalhos desenvolvidos nos dez anos que se dedica à arte da publicidade e do design.

Agora Steiner está empenhado no Trabalho de Conclusão de Curso e avalia propostas de uma empresa nacional de engenharia para entrar como profissional no mundo do design de interiores, sua mais nova descoberta e paixão. No TCC, ele pesquisa sobre o design de serviços no comércio, explorando o funcionamento das empresas quanto ao mobiliário, iluminação, espaço físico e sistemas de atendimento dentro do ambiente. “É uma área ainda pouco explorada no país e pretendo me dedicar a trabalhos nesse meio”, diz o estudante.

Preparado para concluir o curso até dezembro, Steiner partirá de Maceió com nova bagagem pessoal, cultural e profissional adquirida na Universidade Federal de Alagoas e definirá seus novos passos após um tempo de volta à família. “Sou agradecido demais a meus pais e toda minha família que me incentivam desde sempre a realizar meus sonhos e correr atrás do que realmente quero ser”, relata o jovem artista, publicitário e designer, com toda sua inquietação que o ajudou a traçar sua vida e sua história. A Edufal que agradece.