Programa Conexões de Saberes convida graduandos a serem monitores

Proposta é que universitários ajudem estudantes de escolas públicas a ingressar no ensino superior

18/03/2016 12h16 - Atualizado em 01/04/2016 às 14h13

André Ferro – estudante de Jornalismo

Já pensou em ajudar estudantes de escolas públicas a ingressar no meio acadêmico? Com o programa Conexões de Saberes você poderá desempenhar a função de monitor nas áreas temáticas requisitadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Programa está em fase de inscrição para aqueles que desejam atuar no projeto Pré-Enem Comunitário.

O candidato deve se inscrever no período de 18 de março a 1º de abril (exceto sábados e domingos), das 9h às 17h, na sala do Conexões de Saberes, no Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, mediante a apresentação dos documentos citados no edital.

Podem participar aqueles oriundos de escolas públicas, devidamente matriculados na Ufal, cursando a partir do 3º período, preferencialmente em cursos de licenciatura. Foram disponibilizadas dez vagas que compreendem as áreas de Física, Geografia, História, Letras (Língua Inglesa), Matemática e, para cadastro de reserva, em Biologia, Sociologia e Letras (Português).

O monitor vai desempenhar atividades práticas em sala de aula a partir do mês de abril até o período que antecede o Enem 2016. Já a vigência das bolsas se estende até dezembro do corrente ano.

O objetivo do projeto é reforçar a inclusão social dos alunos de origem popular que possuem poucas oportunidades de acrescentar conhecimentos acerca dos temas que compreendem a prova do Enem e assim capacitá-lo para ingresso na universidade por meio do Exame. Além disso, para o estudante de licenciatura, é uma forma de desenvolver a capacidade de comunicação, didática e organização.

O Programa Conexões de Saberes é promovido em diversas universidades pelo País e é intermediado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) na Ufal.