Proest divulga resultado final da seleção dos programas de assistência estudantil

Exceção fica por conta do Programa Residência Universitária, que convoca alunos para entrevistas realizadas de 15 a 17 de março

11/03/2016 22h00 - Atualizado em 12/03/2016 às 12h41

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que os estudantes que se candidataram aos programas da assistência estudantil já podem conferir o resultado definitivo da seleção realizada. Os dados estão disponíveis no endereço eletrônico. A exceção fica por conta do Programa Residência Universitária que convoca os pré-selecionados para entrevista a ser realizada de 15 a 17 de março em duas edições: às 8h30 e às 13h30.

De acordo com o gerente de assistência estudantil, Erivaldo Farias, a divulgação do resultado segue o padrão já conhecido por todos. “Serão divulgadas listas de CPF's por modalidade escolhida, sendo o resultado de cada candidato designado como Selecionado (que são aqueles que foram deferidos dentro do quantitativo de vagas), Em lista de espera (que foram deferidos, mas que ficarão em aguardo de vaga, observando a validade do edital) ou Indeferido”, explica.

Ele reforça ainda que todos os estudantes que estejam designados como Selecionado devem aguardar a convocação para acolhimento, que será divulgada na mesma página em que constam todas as etapas do edital. “Salienta-se, também, que será assegurado o imediato atendimento dos candidatos selecionados, o que implicará em pagamento das bolsas e auxílios referentes a março no fluxo normal das folhas deste mês, ou seja, nos primeiros dias de abril”, conclui Erivaldo Farias.

Sobre os Programas

O Programa Bolsa Pró-Graduando (BPG) possui como objetivo atender ao estudante em situação de vulnerabilidade socieconômica para ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Para tanto, os bolsistas recebem um valor de R$ 400,00. Já o Programa Restaurante Universitário atende com isenção de taxa os estudantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, avaliados pelo Serviço Social da Pró-reitoria Estudantil.

auxílio-alimentação possui o valor de R$ 150,00 e é ofertado exclusivamente aos estudantes que não dispõem da alternativa de atendimento pelo RU; já o auxílio-moradia possui o valor de R$ 300,00 e visa ampliar as condições de permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade socieconômica e procedentes de Estados, Municípios e/ou povoados distintos do qual se encontra vinculado, ou seja, estudantes que originalmente residam em localidade diferente de onde estudam.

Por fim, a Residência Universitária Alagoana (RUA) que visa oferecer uma política de moradia estudantil para uma determinada parcela dos estudantes de graduação presencial oriundos de outros municípios de Alagoas e de outros estados da Federação, favorecendo as condições para a permanência do estudante na educação superior. Na Ufal, a RUA foi institucionalizada pela resolução nº 11/1989, do Conselho Universitário (Consuni) como programa de moradia estudantil administrado pela Proest.